É possível engravidar após a menopausa?

Foto de Dra. Layza Merizio Borges
Dra. Layza Merizio Borges

Uma das dúvidas mais frequentes entre as mulheres é se é possível engravidar após a menopausa, período marcado pela interrupção dos ciclos menstruais e pela diminuição da produção hormonal pelos ovários. Geralmente ocorre por volta dos 45 aos 55 anos de idade, embora a idade possa variar para cada mulher.

LEIA TAMBÉM: Terapia hormonal e risco cardiovascular: a importância da via de administração

Sim, uma gravidez tardia é possível, inclusive com óvulos próprios, desde que a mulher tenha preservado sua fertilidade realizando o congelamento de óvulos. Neste caso, quanto mais jovem o procedimento tenha sido realizado, maiores as chances de gravidez, já que os óvulos terão a idade de quando foram congelados e não a idade biológica da paciente no momento da gravidez.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Outra opção é a gravidez por meio de recepção de óvulos, em que a mulher recebe óvulos de uma doadora mais jovem. Os óvulos são fertilizados em laboratório com os espermatozoides do parceiro da receptora (ou de um doador) e o embrião resultante é transferido para o seu útero.

Em ambos os casos, a gravidez é possível por meio da Fertilização in Vitro (FIV), sendo essa uma ferramenta estratégica para se alcançar o sonho de ter um filho em idades mais tardias.

Foto de Dra. Layza Merizio Borges

Dra. Layza Merizio Borges

Médica. Mestre (IAMSPE-SP) e Doutora (UNIFESP) em Reprodução Assistida. Título de Especialista em Reprodução Assistida pela Associação Médica Brasileira e pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Membro internacional da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE). Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e de Reprodução Assistida (SBRA). Responsável Técnica do Instituto de Medicina Reprodutiva. @medicinareprodutiva