Estenose aórtica: o que é a doença, quais os sintomas e tratamentos
A estenose aórtica é o estreitamento da valva aórtica do coração, dificultando a saída de sangue para a circulação sistêmica. Em geral, ocorre por um processo degenerativo, evolutivo, silencioso no qual a valva torna-se enrijecida, calcificada.
Sua incidência aumenta de forma significativa com a idade, a prevalência vai de aproximadamente 0,2% entre 50-59 anos, chegando até 10% entre 80-89 anos.
Esse processo faz com que o coração trabalhe com uma sobrecarga para bombear o sangue para todo organismo, levando a hipertrofia do músculo do coração. Causas da estenose aórtica: doenças degenerativas (envelhecimento), doença reumática, doenças congênitas.
Os sintomas mais comuns são falta de ar, uma tolerância cada vez menor para realizar exercícios, dor no peito e desmaios. Mas essa doença pode evoluir durante anos assintomática, por isso a importância de realizar exames preventivos para diagnosticar e acompanhar o momento certo para realizar o tratamento.
O tratamento pode ser cirúrgico tradicional com a troca valvar ou via transcateter, via hemodinâmica. Cada paciente será individualmente estudado para ser decidido o melhor tratamento.
LEIA TAMBÉM: Verão: saiba o que fazer em caso de queimadura solar