Gerenciando o envelhecimento: saiba o que pode ser feito

Foto de Dra. Priscila Passamani
Dra. Priscila Passamani

O envelhecimento é um processo natural e inevitável. Com o passar dos anos passamos a perder colágeno progressivamente, a renovação celular vai ficando mais lenta, e com isso, diversas mudanças ocorrem na pele e no corpo como todo.

Por outro lado, além da passagem natural do tempo, existe o “envelhecimento extrínseco”, que está relacionado aos hábitos individuais e nossa exposição a fatores externos tais como: radiação solar, poluição, tabagismo, álcool, estresse e até mesmo o baixo consumo de água e sono insuficiente no dia a dia.

LEIA TAMBÉM: É normal sentir a boca arder?

O gerenciamento do envelhecimento envolve uma combinação de cuidados diários, tratamentos estéticos e a adoção de hábitos que retardam os sinais visíveis da idade como as rugas, a flacidez ou manchas. Sabemos que a pele é o maior órgão do corpo humano e está constantemente exposta a fatores que afetam sua saúde e aparência. À medida que envelhecemos, diversas mudanças ocorrem, como por exemplo:

A diminuição da produção de colágeno e elastina (duas proteínas que são essenciais para a firmeza e elasticidade da pele, o que resulta no surgimento da flacidez e as famosas rugas);

A pele demora mais para se regenerar à medida que envelhecemos, (o que afeta sua textura e brilho);

A capacidade da pele de reter água também diminui, o que pode deixá-la mais seca e suscetível ao surgimento das linhas finas.

Em contrapartida, com o avanço da dermatologia estética e a ampla gama de tratamentos disponíveis, hoje é possível adotarmos uma abordagem personalizada, focada nas necessidades de cada tipo de pele e em cada fase da vida.

Dos mecanismos tecnológicos que nos ajudam a fazer com que os sinais de envelhecimento sejam retardados e atenuados, podemos destacar alguns protocolos e procedimento como a Medicina Regenerativa, os Bioestimuladores de Colágeno injetáveis, Lasers de última geração, Ultrassom Macro e Micro Focado, a Toxina Botulínica, entre outras estratégias.

O objetivo não é “parar o tempo”, mas sim tratar o envelhecimento de forma saudável e equilibrada, com medidas que ajudem a manter a pele firme, hidratada e protegida dos fatores que aceleram o envelhecimento, como a exposição ao sol, a poluição e os hábitos inadequados.

Para casa faixa etária e fases da vida, temos indicações diferentes.

Aos 20 anos por exemplo a pele ainda está em ótima forma, mas os primeiros sinais de envelhecimento podem começar a surgir devido à exposição ao sol e ao estilo de vida.

O foco deve estar na prevenção. Com o uso diário de protetor solar para prevenir danos futuros, manter uma rotina de cuidados com a pele que inclua limpeza suave e hidratação adequada ajuda a manter o equilíbrio da pele. Produtos antioxidantes indicados pelo(a) dermatologista e tratamentos como a toxina botulínica preventiva são uma boa opção.

A partir dos 30 anos, quando as primeiras linhas finas e rugas podem começar a aparecer, é uma boa fase para começar a introduzir tratamentos que ajudem a prevenir a formação de rugas profundas, adicionar produtos com ingredientes como retinol, que estimulam a renovação celular e a produção de colágeno, e incluir procedimentos que promovam uma maior hidratação (como o ácido hialurônico para manter a umidade).

Após os 40 e com o passar do tempo, a elasticidade da pele diminui progressivamente, a flacidez começa a aparecer e nesta fase, é importante focar em tratamentos mais intensivos.

– Bioestimuladores de colágeno: procedimentos como Sculptra e Radiesse ajudam a restaurar a firmeza da pele, estimulando a produção de colágeno.

– Ultrassom micro e macro focado: atuando nas camadas mais profundas da pele promove o lifting facial e corporal ao estimular a contração das fibras de colágeno.

– Lasers e peeling: tratamentos como Lasers de ultima geração e peelings químicos ajudam a renovar a pele, reduzir manchas e suavizar rugas.

– Preenchimentos faciais: produtos à base de ácido hialurônico podem ajudar a restaurar o volume perdido e suavizar as linhas mais profundas.

– Toxina botulínica (botox): ideal para suavizar rugas de expressão e prevenir o aprofundamento das linhas.

O gerenciamento do envelhecimento é um processo contínuo que requer uma abordagem integrada, combinando cuidados diários com a pele, tratamentos estéticos e um estilo de vida saudável. Ao seguir um plano personalizado e ajustado para cada fase da vida, é possível envelhecer com saúde, mantendo a pele firme, hidratada e rejuvenescida.

Se você está preocupado com o envelhecimento da pele ou deseja saber mais sobre os tratamentos disponíveis, busque um profissional experiente e qualificado para criar um plano de cuidado adaptado às suas necessidades.

Foto de Dra. Priscila Passamani

Dra. Priscila Passamani

Médica e Cirurgiã Dentista. Atuou como Professora Adjunta de Anatomia na UFES e Dermatologia na Santa Casa do Rio de Janeiro. Dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD. Sócia Fundadora Centro Médico Shopping Vitória e Sócia Fundadora Dermaskin - Centro Estético Shopping Vitoria. @drapriscilapassamani