HDL colesterol, chamado de bom colesterol, quanto maior melhor?
Níveis elevados de lipoproteína de alta densidade (HDL), apelidado de “colesterol bom”, em geral, costumam estar relacionados a menor risco cardiovascular. Já se sabe, há muito tempo, que baixos níveis dessa liproteina tem relação com a maior incidência de doenças ateroscleróticas.
Contudo, ao longo dos anos, tratamentos medicamentosos para aumentar o HDL não conseguiram mostrar benefício de proteção em reduzir os riscos cardiovasculares.
Estudos mais recentes demonstraram que mesmo quem possui o “colesterol bom” naturalmente muito alto, pode apresentar maior risco de mortalidade. Duas coortes prospectivas uma nos EUA e outra no Reino Unido, associaram o nível de HDL muito alto, considerado maior que 80mg/dl, com aumento da mortalidade em pacientes com doença arterial coronariana.
Em resumo, ter o HDL “colesterol bom” baixo ou muito alto são alertas para o aumento de risco para doenças cardiovasculares. E esses pacientes devem ser acompanhados de perto para controle dos fatores de risco de modo geral.
Prevenção sempre!
LEIA TAMBÉM: Ciência desvenda o desejo feminino de ‘comer besteira’