Longevidade dos dentes: você sabe como manter seus dentes jovens e saudáveis?
Existem três principais aspectos que denotam o envelhecimento dos dentes: o primeiro é o desalinhamento dos dentes anteriores inferiores. Você sabia que mesmo quem tinha dentes alinhados durante a juventude vai sofrer com o desalinhamento desses dentes durante seu envelhecimento? Pois é, o apinhamento antero-inferior é conhecido como sendo “as rugas da boca” e se deve ao fato de que naturalmente perderemos osso com o passar da idade e isso se acentua na região dos incisivos inferiores que já tem um osso mais poroso desde cedo e dentes com raízes curtas, finas e circulares. Resultado? Esses dentes giram e “entortam” com o envelhecimento natural da dentição. Além disso, com o envelhecimento, esses dentes tornam-se muito mais aparentes durante a fala e até durante o sorriso, o que faz com que eles chamem muito mais atenção. A boa notícia é que o alinhamento dos dentes antero-inferiores é um procedimento simples e a barra de contenção fixa inferior vai esplintar esses dentes e manter o alinhamento com o passar dos anos. Por isso, em pacientes adultos que fazem tratamento ortodôntico eu sugiro a manutenção indefinida da barra de contenção inferior, fazendo sua manutenção e até substituição anual, para que esse processo de envelhecimento não ocorra e os pacientes não precisem se submeter a um novo tratamento em decorrência do envelhecimento de sua dentição.
Um segundo ponto são os desgastes dentais: a perda do esmalte dental altera a forma e a cor dos dentes, pois expõe a parte interna mais amarelada dos dentes que é a dentina. Isso também aumenta a sensibilidade e a dor e dificulta a higiene e a mastigação. A prevenção é o melhor remédio para esses casos! Evitar o consumo de bebidas ácidas como refrigerantes e café varias vezes ao dia, para quem consome shots de água com limão pela manhã, recomenda-se sempre utilizar um canudo para beber, evitar o uso de cremes dentais abrasivos como os clareadores e em especial os de carvão ativado que prometem clarear os dentes, eles são como lixas que removem boa parte do esmalte do dente. Além disso, fique atento aos sinais de bruxismo e refluxo: o sobre uso dos dentes com muita força durante os episódios de bruxismo é devastador para a estrutura dos dentes, causando trincas, fraturas e desgastes: o envelhecimento dos dentes é enorme! Isso piora ainda mais nos casos de refluxo, pois o meio ácido amolece o esmalte e o desgaste será amplificado durante os episódios de bruxismo. O uso da placa estabilizadora de bruxismo é essencial nesses casos, evitando que o desgaste e as fraturas ocorram. Existem vários modelos de placa e eu tenho certeza que uma vai se adaptar bem a você. O ideal é que ela seja bem ajustada até que você se sinta tão bem para dormir com ela, que, como diz uma paciente minha “será como colocar um travesseiro para seus dentes dormirem”.
Um terceiro ponto é a prevenção das doenças gengivais e periodontais, muito comuns durante o envelhecimento. Ter os dentes limpos e saudáveis, prevenindo o aparecimento de lesões cariosas ao longo da vida é muito importante para manter a estrutura integra dos dentes e com o passar do tempo, essa prevenção se estende para as questões periodontais: A perda óssea causada pela doença periodontal resulta muitas vezes na exposição da raiz, mobilidade dos dentes e mudanças progressivas na posição dos dentes, levando a uma oclusão traumática e pouco funcional, além de esteticamente muito desagradável. Além disso, existem muitas ligações entre a doença da gengiva e do osso de suporte dos dentes- que afeta aproximadamente a metade da população – e dezenas de outras doenças, como problemas cardíacos, infertilidade, e problemas degenerativos. Portanto, cuidar da saúde periodontal também vai refletir e muito na saúde geral!