Mastologista: como este profissional ajuda as mulheres?
As mulheres sabem que o médico que irá acompanhá-las durante toda a vida é o ginecologista, mas poucas sabem que o médico mastologista também tem um papel muito importante na sua saúde.
A mastologia é uma especialidade relativamente nova e que vem se desenvolvendo muito rápido graças as pesquisas e avanços sobretudo no tratamento do câncer de mama. Trata-se do médico especialista em estudar, diagnosticar e tratar doenças das mamas. Entre as doenças mais comuns tratadas pelo mastologista, está o câncer de mama, por isso, o mastologista também tem muito conhecimento sobre oncologia. No entanto, outras doenças podem afetar as mamas como mastites, nódulos, etc.
Engana-se quem pensa que alterações nas mamas são condições exclusivas das mulheres. Homens também podem ter problemas nas mamas, inclusive câncer de mama.
Em geral, as pacientes procuram o mastologista quando encaminhadas pelo ginecologista, mas as consultas preventivas com o mastologista deveriam ser anuais para todas as mulheres, sobretudo para aquelas pacientes com história familiar, afim de se determinar um rastreamento personalizado que vai além da mamografia. Também é muito importante procurar um mastologista quando se encontra qualquer alteração da mama, seja ela de sensibilidade, alteração no formato, retrações, pruridos ou alteração da coloração.
A prevenção é fundamental, e no câncer de mama o diagnóstico da doença em fase inicial garante 95% de chance de cura.
Agora que você já sabe o que faz e quando buscar um mastologista, talvez esteja na hora de agendar uma consulta.