Mulheres e a saúde do coração: veja cuidados e desafios
A doença cardiovascular permanece como a principal causa de morte em ambos os sexos. Alguns fatores de risco tradicionais são compartilhados entre os sexos masculino e feminino como hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, obesidade, colesterol elevado.
Porém, outros fatores de risco relacionados a doença aterosclerótica e prevalentes entre mulheres são pouco reconhecidos e valorizados, como depressão, doenças autoimunes, radiação para tratamento de câncer de mama, por exemplo.
Além disso, a mulher apresenta ainda os fatores de risco relacionados ao sexo feminino exclusivamente, como seu histórico gestacional
(pré-eclâmpsia, parto pré-maturo, diabetes gestacional), menopausa, síndrome do ovário policístico, uso de terapia hormonal.
Logo, o cuidado com o coração da mulher merece um olhar a mais, em busca de reconhecer melhor o seu risco cardiovascular, não focando apenas na busca pelos fatores de risco tradicionais já estabelecidos, só assim conseguiremos melhor diagnosticar e instituir o tratamento necessário.
A prevenção primária sempre será a nossa meta e para isso acontecer, precisamos de uma anamnese bem feita, com foco de ação e vigilância, visando o controle dos fatores de risco, sejam eles tradicionais ou não, em busca de uma vida sempre mais saudável.
LEIA TAMBÉM: Quem rói unha pode colocar unhas de gel? Veja o que diz especialista