Necessidade de aprovação? Descubra como se libertar
Você já deixou de se priorizar para agradar alguém? Ou já deixou de fazer algo que queria por medo do que outras pessoas iriam pensar?
Não é só você que acaba se limitando para ter a aprovação de outras pessoas. No passado da humanindade, a necessidade de aprovação já foi uma questão de sobrevivência, quando quem não eram aceito nas tribos eram expulsos e, então, não sobreviviam. Naquela época, as pessoas tinham valor somente se fossem aprovadas pela comunidade. Do contrário, poderiam ser descartadas. Por isso, o ser humano aprendeu que somente teria valor para pertencer à um grupo e garantir sua segurança se agisse para ter a validação dos outros.
Desde aquela época, quando recebemos aprovação e elogios de alguém, liberamos neurotransmissores do bem-estar. E, claramente, gostamos quando isso acontece, portanto tentamos formas de sentir essa sensação mais vezes. E assim entramos num looping em que sempre estamos agindo para receber a aprovação de alguém.
Agora que você já entendeu a origem desse comportamento, eu te pergunto: será que é saudável viver buscando a validação de outras pessoas?
Levando em conta que a busca por aprovação é natural do comportamento humano, devemos criar um equilíbrio entre autovalidação e validação dos outros. Porque buscar o tempo todo somente a aprovação de outras pessoas significa abrir mão do seu próprio poder pessoal e estar a mercê das opiniões alheias e do humor alheio.
Mas quando apostar na autovalidação e quando buscar a validação de outras pessoas?
Só é interessante buscar a validação dos outros quando você estiver fazendo algo que impacta diretamente essa pessoa (seja o seu parceiro(a), seus amigos, sua comunidade). Nesses casos, você deve sim buscar feedbacks que te ajudem a conviver bem em sociedade, a melhorar e a evoluir. Além disso, também é interessante buscar validação para seu crescimento profissional através de feedbacks de pessoas mais experientes do que você e com autoridade no assunto.
Já em todos os outros casos da sua vida, seja em escolhas relacionadas à sua carreira, em relação à onde você vai morar, ou o que vai vestir, não vale a pena esperar a aprovação de outras pessoas. Como já foi exposto, a busca por aprovação é viciante, e a verdade é que você jamais vai conseguir agradar todo mundo. Já pensou se você dependendesse das outras pessoas para reconhecer o seu próprio valor? Pois é exatamente isso que você faz quando vive à mercê de opiniões alheias.
Mas o que fazer para se libertar da necessidade de aprovação alheia?
Você precisa desenvolver a sua autoconfiança. Porque pensa comigo: se o ser humano já busca aprovação como forma de sobrevivência… quem melhor para te dar aprovação do que você mesmo(a)?
Ninguém melhor do que você para reconhecer o seu próprio valor independentemente de quaisquer circunstâncias. Ser autoconfiante é simplesmente estar confortável na sua própria pele, independentemente de onde você está ou de quem está do seu lado. Uma pessoa autoconfiante se aceita e se ama, não depositando em um outro alguém essas responsabilidades.
É por isso que as pessoas verdadeiramente autoconfiantes não precisam da aprovação dos outros. Porque quando eu quero a validação de alguém, eu estou basicamente falando para a pessoa para reconhecer e provar o meu valor, já que eu mesma não sou capaz de fazer isso.
A boa notícia é que você pode desenvolver a sua autoconfiança de diferentes maneiras: a partir de meditações, a partir da prática do autocuidado, do autoconhecimento e da reestruturação das suas crenças, que você pode começar por meio de terapia ou de cursos/aplicativos online que dispõem de ferramentas para isso.
Sabendo disso, em vez de continuar de mãos atadas esperando que outras pessoas reconheçam o seu valor, comece você agindo para construir sua autoconfiança. Esse é um investimento que você faz pela sua liberdade.
LEIA TAMBÉM: Água com gás engorda? Faz mal aos dentes? Esclarecemos essas e outras questões!