Novembro: mês destinado ao combate ao câncer do pâncreas
Novembro é mundialmente destinado ao combate ao Câncer de Pâncreas. Conhecido pela sua agressividade e prognóstico ruim, de cada 10 pacientes com o diagnóstico apenas 01 sobrevive mais que 5 anos.
Isso se deve principalmente pelo diagnóstico tardio desse tipo de Câncer, normalmente já espelhado para outros órgãos.
Somente 40% dos pacientes tem o diagnóstico da doença em fases onde podemos oferecer a cirurgia que ainda é a única forma de cura desse tipo de Câncer. Aqueles que conseguimos operar e oferecer tratamento de quimioterapia, podemos alcançar taxas de 40% de sobrevida em 5 anos.
Luciano Pavarotti, Steve Jobs, Raul Cortez, Patrick Swayze são algumas personalidades que faleceram do Câncer do Pâncreas.
Ainda não existe prevenção disponível para o Câncer de Pâncreas, entretanto, sabemos que o Álcool, o Tabagismo, a obesidade, a história da família de câncer de Pâncreas são grandes fatores de risco.
Dores nas costas, dor na região do estômago, emagrecimento, perda do apetite, diabetes de início recente ou piora, fezes claras e icterícia (amarelão) são os sintomas típicos.
Apresentando qualquer desses sintomas procure seu médico, converse com ele sobre seus sintomas. Geralmente um exame de imagem como a Tomografia computadorizada com.contraste endovenoso é o exame mais indicado para avaliar o Pâncreas.
O diagnóstico precoce e o tratamento cirúrgico são as melhores armas contra esse inimigo silencioso.