O aparelho ortodôntico amarela os dentes? Entenda
É comum que, antes mesmo de colocar o aparelho ortodôntico, alguns pacientes tenham a dúvida – e até medo – de que o acessório possa escurecer ou amarelar os dentes. Mas fique tranquilo, o aparelho não causa a mudança de coloração nos dentes. Na verdade, as manchas amareladas podem ser causadas por outros fatores principalmente por uma higienização deficiente.
O que escurece o dente é:
* O acúmulo de placa bacteriana (que é mais comum quando estamos usando aparelho);
* O consumo de alimentos com corantes, como café, molho Shoyu, e refrigerantes, por exemplo;
* O tabagismo, seja cigarro comum, VAP, cachimbo, charuto, etc.
Para evitar dentes amarelados, é preciso ter atenção redobrada no momento de escovação. Utilizando o fio dental específico para pacientes ortodônticos, fazendo o uso da escova interdental para tirar o acúmulo de placa dos dentes e braquetes você consegue manter os dentes sem manchas entre uma consulta e outra.
O ideal é que sempre que notar algum manchamento seja realizada uma limpeza profissional, com profilaxia, jato de bicarbonato e até tartarotomia pelo dentista, que vai remover e clarear as regiões afetadas imediatamente. O ideal é que a profilaxia seja realizada a cada seis meses, mas pequenos retoques podem ser feitos durante as manutenções para manter os dentes sempre limpos.
Tirei o aparelho. Posso fazer o clareamento dental?
Quando o tratamento ortodôntico fixo termina e você pode tirar o aparelho, é normal ter vontade de clarear os dentes para completar o sorriso alinhado e perfeito. O clareamento poderá ser realizado após avaliação das indicações de cada técnica para o caso específico do paciente. No caso do tratamento com alinhadores, o clareamento pode ser iniciado durante o tratamento, utilizando os próprios alinhadores como moldeiras no caso do clareamento caseiro.
Não se preocupe se houverem “attachments”, aquelas presilhas de resina que otimizam a movimentação dos dentes com alinhadores. O clareamento ocorre por perfusão, ou seja, por dentro do dente e ele irá penetrar através das outras superfícies que estarão livres de resina.
O importante para não ter dentes manchados é ficar sempre atento a ter uma excelente escovação, realizar profilaxia com o dentista a cada seis meses, evitar alimentos com corantes (e quando consumi-los fazer pelo menos um bochecho com água logo depois) e evitar o tabagismo.
LEIA TAMBÉM: A importância do sono para a saúde: 12 passos para dormir bem