Ortodontia digital e os alinhadores: dá para ‘dispensar’ o especialista?
Com o advento do tratamento com alinhadores ortodônticos, confesso que tenho experimentado uma experiência diferente no consultório: a maioria dos meus pacientes não quer mais utilizar aparelhos fixos! Especialmente os adolescentes, que são um público exigente e preocupado com a estética. justo né?
As principais empresas do mercado investem pesado no marketing dos produtos mas levam os pacientes muitas vezes a uma impressão errada, como se o alinhador ou a empresa fizessem tudo por você. Como se o Ortodontista fosse um “vendedor” de um produto. E isso não é verdade!
Há uma questão fundamental e importante a cerca dos tratamentos com alinhadores. A principal empresa no mercado hoje, nos traz excelentes resultados, a tecnologia surpreendeu a classe ortodôntica.
Porém, é IMPORTANTÍSSIMO ressaltarmos que a empresa nos entrega somente a tecnologia, todo o planejamento é feito pelo Ortodontista, que deve conduzir o caso pensando em toda a movimentação proposta, efeitos colaterais de forças aplicadas, somando a isso toda sua bagagem de ortodontia fixa.
Em algumas movimentações específicas será necessário o uso de acessórios que nos ajudem a promover a movimentação para a solução do problema. Ou seja, o seu ortodontista deve saber como resolver tudo o que o alinhador não conseguir resolver com a força planejada.
Algumas movimentações ainda são limitadas nos tratamentos com alinhadores e precisam de um “empurrãozinho” para acontecerem. Um exemplo é o caso de giro em dentes. O alinhador muitas vezes não consegue corrigi-lo sozinho, quando o giro é robusto. Então lançamos mão de acessórios como botões colados nos dentes e uso de elásticos, que vão auxiliar na força e na movimentação. E aí sim, conseguimos o resultado da movimentação esperada.
Importante te lembrar que tudo isso é adaptado aos alinhadores, ainda sem fios e braquetes! Mas os acessórios seguem “firmes e fortes” nos ajudando a conduzir os casos. O seu Ortodontista deve unir a experiência acumulada nas movimentações ortodônticas para prever o que acontecerá, resolver o que ficou aquém e utilizar os acessórios necessários. O uso dos alinhadores no tempo determinado pelo profissional é INDISPENSÁVEL para que o tratamento dê certo.. então também dependemos da colaboração do paciente!
Portanto, resumindo.. um bom Ortodontista é indispensável para a condução e planejamento dos casos, mesmo que a tecnologia seja a melhor do mundo! Procure um profissional experiente, converse com amigo que já fizeram tratamento ortodôntico e ouça sempre as suas experiências e resultados. Uma boa indicação é uma dica de ouro!
LEIA TAMBÉM: Micose: o que é, como tratar e prevenir