Os 4 principais problemas de saúde que os dentes tortos podem causar
Os cuidados com a saúde bucal vão muito além da higiene correta. Os dentes tortos podem levar à uma série de consequências.
1- Problemas na fala: é comum que os pacientes com dentes mau posicionados tenham dificuldade de pronunciar alguns sons. Isso porque esse mau posicionamento pode comprometer a movimentação natural da língua. Em alguns casos as crianças precisam submeter-se a tratamento com fonoaudiólogo após realizar a correção dos dentes.
2- Problemas na estética: Dentes desalinhados certamente não serão esteticamente agradáveis na maioria dos casos, podendo comprometer a auto estima e a confiança ao sorrir. É essa a maior causa da ida do paciente ao consultório.
3- Problemas na mastigação: quando os dentes estão bem posicionados há uma distribuição de forças da carga da mastigação durante essa função.
Porém, quando não há um bom encaixe, alguns dentes podem “sofrer” um pouco mais com essa carga do que outros e, ao longo do tempo, o paciente pode apresentar fraturas, retrações de gengiva, dores nas ATMs etc.. . Essa é a principal indicação para o tratamento ortodôntico: devolver função adequada para que se tenha longevidade dos dentes.
4- Problemas na higiene dos dentes: dentes tortos acabam sendo mais difíceis de higienizar, favorecem ao acúmulo de placa o que pode resultar em problemas gengivais como a gengivite e a periodontite e o aparecimento de cáries além do mau hálito.
E como saber se já tenho algum desses problemas?
O Ortodontista durante a consulta avaliará todos esses aspectos e se são passíveis de correção com ajuda de aparelhos ortodônticos.