Os prejuízos de não vacinar na infância
O calendário vacinal da pediatria é importante para o desenvolvimento saudável, por isso deve estar presente nos cuidados com a criança. O principal objetivo é erradicar doenças e aumentar a qualidade e a expectativa de vida. As pesquisas indicam que a ausência de vacinação aumentaria a mortalidade infantil em 45%.
Uma triste realidade que estamos vivendo em nosso país é a postergação ou até negação de vacinar as crianças, principalmente na primeira infância.
Sempre houve pessoas, embora poucas, que optavam por não vacinar. Porém, desde o início da pandemia, seja por medo de sair de casa ou por viés político, que o número de crianças não vacinadas cresceu absurdamente e a maior consequência disso é o retorno de algumas doenças que já estavam extintas do nosso país.
O retorno recente da poliomielite (ainda em investigação) e o aumento do caso de sarampo são exemplos clássicos que demonstram a importância de manter o calendário vacinal em dia.
Vacinação é um ato de saúde pública que visa o coletivo. Como dissemos, quem não dá a devida importância em manter o calendário de vacinação atualizado, além de colocar em risco a própria vida, pode acabar comprometendo a saúde de terceiros.
Portanto, desde o nascimento até a terceira idade, mantenha o calendário de vacinação em dia.