Procrastinação e saúde cardiovascular: não deixe para amanhã os cuidados de hoje

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Procrastinar é um hábito comum que todos nós enfrentamos em algum momento da vida. Adiamos tarefas importantes, seja no trabalho, em casa ou até mesmo quando se trata da nossa saúde. Porém, quando se trata da saúde cardiovascular, procrastinar pode ter consequências sérias.

LEIA TAMBÉM: Quais alimentos devemos evitar após uma cirurgia?

A saúde cardiovascular muitas vezes é negligenciada porque não vemos os efeitos imediatos das nossas ações. Podemos sentir que uma alimentação balanceada, exercícios regulares e exames médicos de rotina podem esperar, afinal, estamos ocupados com tantas outras coisas. No entanto, essa procrastinação pode levar a problemas sérios como hipertensão, diabetes, infarto ou um acidente vascular encefálico.

Maus hábitos de vida ao longo dos anos aliados a ausência de uma rotina de check up (consultas de rotina) podem resultar no diagnóstico tardio de condições que poderiam ser tratadas ou previnidas.

Quais estratégias você pode assumir para mudar essa procrastinação?

1 – Estabeleça prioridades – reserve um tempo na sua agenda para atividades relacionadas a saúde. Esses compromissos devem ser inadiáveis.

2 – Faça pequenas mudanças – pequenas alterações na rotina como reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, incluir caminhadas diárias, subir escadas.

3 – Envolva amigos e família nas suas metas de saúde – Ter alguém para compartilhar desafios e conquistas é um ótimo pilar.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

4- Busque estar informado – sobre os seus fatores de risco para melhorar seu engajamento.

5 – Monitore seu progresso – pode ser motivador e ajuda a ver os benefícios das suas ações.

6 – Busque ajuda profissional – importante ser orientado nos cuidados com a sua saúde.

Cuidar da sua saúde cardiovascular não deve ser uma tarefa adiada. Pequenas ações diárias podem fazer uma grande diferença a longo prazo.

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich