Saiba por que sorrir não tem contra-indicação e faz bem ao coração
Parece frase clichê mas é a mais pura verdade, estudos provam isso! O sorriso libera endorfina que causa um relaxamento, diminuindo o estresse e os hormônios relacionados a ele, como cortisol e adrenalina.
Isso resulta numa queda de pressão arterial, que já é um conhecido fator de risco para doenças cardiovasculares, como infarto. Então sorria!
A maneira como reagimos as adversidades do dia a dia interferem não só na nossa saúde mental, mas também têm reflexos no corpo. Dar aquela gargalhada ocasiona dilatação das paredes das artérias, aumentando o fluxo sanguíneo, fazemos inspirações mais profundas oxigenando mais o sangue.
O sorriso e o bom humor também tem relação com o sistema imunológico, estimulado-o, elevando o número de células produtoras de anticorpos e aumentando a energia. Diversos estudos ainda demonstram que sorrir pode diminuir a sensação de dor, já que depois de sorrir liberamos endorfina e serotonina, que têm relação com a sensação de bem estar.
Algumas dicas para você sorrir mais:
– Faça atividade física
– Priorize sua saúde física e mental
– Tenha momentos de lazer
– Tente evitar situações sabidamente estressantes
– Cerque-se de pessoas que você ama
– Não se cobre tanto
– Descanse
– Tente encontrar prazer no que faz
– Faça mais do que ama
É claro que para cuidar do coração não basta sorrir, temos que fazer todo o resto, atividade física, alimentação saudável, checkup.
Sorrir e manter o bom humor não significa uma alegria permanente, ilusória, mas uma busca de sempre lidar melhor com as nossas 24h a cada dia. Sorria!
LEIA TAMBÉM: Queimaduras por água-viva? Quais os sintomas e como tratar