Teste: como vai a sua saúde bucal? Veja 6 questões importantes
Se você tem o hábito de ir ao dentista de 6/6 meses ou pelo menos 1 vez ao ano, certamente você está sendo cuidadoso com sua saúde bucal. Mas se você espera sentir dor ou perceber algo estranho, você está verdadeiramente contando com a sorte!
Então fique atento nessas perguntas abaixo!
1- Você sente dor ou sensibilidade ao ingerir alimentos gelados?
R: Se esse é o seu caso, certamente você precisa de uma avaliação odontológica! Isso porque a dor ao frio pode indicar somente uma sensibilidade ou até mesmo uma cárie. Somente o seu dentista poderá diferenciar uma situação da outra!
2- Sente dor ao ingerir alimentos quentes?
R: A dor ao ingerir alimentos quentes pode indicar que uma cárie está presente e até mesmo que será necessário um tratamento de canal! Claro que isso não é regra. Precisa ser avaliado e em alguns casos é necessário que se faça uma radiografia do dente.
3- Sua gengiva sangra ao escovar os dentes ou ao usar fio dental?
R: Se sim, isso é sinal de inflamação gengival. O seu dentista possivelmente fará uma limpeza, eliminando o que está causando o foco de inflamação e, na sequência, fará uma orientação sobre o que você deve fazer para que o problema seja resolvido.
4- Você tem mau hálito?
R: O mau hálito ao acordar é normal, todos temos! O que deve ser verificado é se o paciente tem mau hálito durante o dia. Se isso ocorre, uma avaliação completa das possíveis causas deve ser realizada.
5- Tem alguma ferida ou machucado na boca que não melhora?
R: As feridas que não cicatrizam devem ser avaliadas com atenção extra. Pode ser somente uma região onde algum posicionamento dentário cause o machucado com frequência ou alguma restauração ou prótese mal adaptada também o cause, mas também pode indicar lesões que precisam de biópsia. É muito importante avaliar com um profissional se esse é o seu caso!
6- Sua boca tem aspecto saudável? Sem inchaços, manchas nas mucosas ou dentes?
R: Uma boca saudável deve ter dentes sem manchas escuras que sugiram cárie, as gengivas devem estar rosadas e sem sangramento. Não devemos observar áreas com manchas avermelhadas nem esbranquiçadas. A língua também deve estar rosada e sem aspecto esbranquiçado. Você também não deve observar a presença de placa ou tártaro. Não deve sentir dor ao se alimentar nem dor espontânea!
Então fique ligado: mesmo que você responda de maneira positiva a cada uma dessas perguntas, a ida ao dentista é fundamental! Não é incomum diagnosticarmos cáries escondidas entre os dentes, ou visualizarmos inflamações gengivais que o paciente não consegue identificar, por ex. Portanto a consulta com o profissional é indispensável para que você tenha certeza de que sua saúde bucal está em dia!