Um guia de 5 passos para lidar com desafios no seu trabalho
Você já se deparou com desafios que, a primeira vista, pareciam não ter solução? Pode acontecer de nos paralisarmos quando estamos diante de situações inéditas.
Nós seres humanos temos a tendência de rejeitar o desconhecido porque é muito desconfortável ter que lidar com algo supostamente imprevisível e que nos provoca uma sensação de não estar no controle.
Dessa forma, se destacam as pessoas que conseguem passar por essas situações com resiliencia e clareza. Shirzad Chamine, em seu livro “Inteligencia Positiva”, defende que uma pessoa com a chamada “inteligência positiva” é capaz de transformar quaisquer desafios ou adversidades em crescimento e oportunidades.
Você quer ser uma dessas pessoas? Garanto que o passo a passo abaixo adaptado do livro de Chamine aliado à abordagem do design thinking vai te ajudar:
1. Sempre adote uma postura autorresponsável: o pré-requisito para transformar desafios em oportunidades é abandonar as justificativas pelo que pode não dar certo e parar de culpar os outros. Você é responsável por estar onde está. Você é responsável por ter se colocado nessa posição que exige de você encarar este desafio neste momento. E, da mesma forma, você é responsável por escolher o caminho que vai seguir a partir daqui e lidar com as suas consequências.
2. Explore: explorar é útil quando entender o problema ou a situação de forma mais profunda pode te colocar em um caminho melhor. Se entregue à essa exploração no momento presente, sem afobação para prever os próximos passos. O que você precisa saber e aprender antes de partir para a solução? Se for o caso, essa é a hora de começar a destrinchar o seu desafio em partes menores e mais simples.
3. Inove: Agora que você já conhece bem o terreno em que está adentrando, é hora de ter o máximo de ideias possível para lidar com o desafio, sem se preocupar em filtrar. Foque no volume de ideias, e não na qualidade. Isso vai ativar o seu motor das melhores ideias, acredite! E você estará cada vez mais confiante.
4. Navegue: Tendo em mãos inúmeras possibilidades, chega a hora de navegar para escolher entre as alternativas que o processo de inovação te trouxe. Para decidir qual caminho é o mais alinhado para você desenvolver a sua solução, lembre-se do seu propósito e da cultura da empresa onde você atua.
5. Ative: Nesse ponto, você já sabe para qual direção prosseguir e o motivo pelo qual você decidiu seguir esse caminho. Foque no propósito e direcione sua energia para a ação!
E nunca se esqueça: se você está tendo que lidar com desafios ou com situações inéditas, é porque você fora da sua zona de conforto.
E só assim há crescimento tanto para você quanto para a empresa onde você atua. Sentir receio e não ter todas as respostas na ponta da lingua faz parte desse processo, desde que você esteja engajado em desbravá-las.
E aí, em qual desafio você já vai começar a aplicar esse passo a passo?
LEIA TAMBÉM: Dieta detox: o que você precisa saber antes de começar a fazer