Uso de medicamentos para dor sem prescrição médica; entenda os riscos

Foto de Dra. Guacyra Muzzi
Dra. Guacyra Muzzi

O uso indiscriminado de medicamentos para dor sem prescrição médica pode acarretar sérios riscos à saúde!

Muitos medicamentos analgésicos, como anti-inflamatórios e corticosteróides, podem ser vendidos sem receita médica. Entretanto, quando estas medicações são utilizadas em excesso, ou na presença de outras doenças concomitantes apresentadas pelo paciente, podem desencadear complicações graves, como por exemplo: hemorragia gastrointestinal, infarto do miocárdio e falência renal aguda.

LEIA TAMBÉM: Fio ou fita dental? Descubra o que é melhor para você

Estas medicações também podem gerar um falso alívio inicial da dor, mascarando a causa da doença primária. Isso pode retardar o diagnóstico correto e causar o agravamento da doença de base.

Além disso, tais medicações não estão indicadas para todos os tipos de dor! Dependendo da origem da dor, outros tipos de medicamentos são melhor indicados para promover um tratamento mais eficaz da causa da dor.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Por todas essas razões, a auto-medicação definitivamente não é aconselhada!

Consulte sempre um médico, de preferência um especialista em dor, para que seja iniciado o melhor medicamento de acordo com a origem da dor e o estado prévio de saúde do paciente.

Foto de Dra. Guacyra Muzzi

Dra. Guacyra Muzzi

Médica Anestesiologista, especialista em Cuidados ao Paciente com Dor no Hospital Sírio Libanês. Especialista em Intervenção em Dor pela USP/ Ribeirão Preto. Responsável pelo ambulatório de Dor Oncológica do Hospital Santa Rita de Cássia. @draguacyramuzzi