Voar de avião pode causar dor de dente: saiba como prevenir
Durante um vôo, a pressão atmosférica muda diversas vezes, podendo afetar ouvidos, nariz e também a boca. Os sintomas causados nos ouvidos e seios da face costumam ser os mais comuns, porém também é importante alertarmos os passageiros para a possibilidade de sintomas dentários.
A barodontalgia é a dor de dente causada por uma mudança na pressão ambiente. É o sintoma de algum problema dentário que pode se manifestar durante um vôo. O problema também pode ocorrer em mergulhadores, já que em mergulhos profundos as pressões podem aumentar.
LEIA TAMBÉM: Do sonho a realidade: barriga solidária como alternativa para a reprodução
Alguns problemas dentários podem causar a dor, como restaurações fraturadas, cárie dentária, problemas na gengiva (bolsas periodontais) e especialmente inflamações no nervo do dente (pulpites). É comum que a condição esteja relacionada à problemas na polpa dentária (que é o nervo do dente). Isso porque pode haver a expansão do ar presente na cavidade pulpar.
Durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de um décimo das tripulações americanas tiveram um ou mais episódios de barodontalgia. Em um estudo recente, 8,2% dos tripulantes da Força Aérea Israelense relataram pelo menos um episódio de barodontalgia.
COMO PREVENIR?
Se possível, nunca viaje sabendo que há algum tratamento a ser realizado. Se você já está ciente que deve tratar um canal, uma cárie ou refazer uma restauração, prefira resolver o problema antes de embarcar, evitando o risco de ser surpreendido por uma dor intensa durante a viagem.
Um bom check up semestral, com avaliação clínica e radiografias detecta problemas dentários de maneira precoce.
Observe ainda se o problema está realmente relacionado a um dente ou se pode estar sendo causado por uma sinusite. Os sintomas podem ser parecidos e a sinusite de fato pode causar dor de dente.
Se durante o vôo você for surpreendido com a dor, aposte em analgésicos. Assim que desembarcar procure ajuda profissional, especialmente se você tiver data para retornar para casa de avião. E antes da viagem, observe se seu seguro cobrirá possíveis gastos com tratamentos odontológicos.