Você sabia que a vacina da gripe protege o coração? Entenda
Os estudos mostram que pessoas vacinadas apresentam menor risco de morte por doenças cardiovasculares como infarto. A vacinação tem se mostrado efetiva em diminuir número de internações e mortalidade em pacientes que são dos grupos de risco de doenças cardíacas.
O risco chega a ser 34% menor nos 12 meses seguintes à vacinação nos pacientes que foram vacinados, sendo que quem apresentou infarto recente essa proteção chega a ser ainda maior com redução de risco de novo evento em torno de 45%.
A inflamação causada pelo vírus Influenza pode afetar o coração de diversas formas, descompensado doenças pré existentes como insuficiência cardíaca, inflamando o músculo do coração causando uma miocardite ou rompendo uma placa de gordura na coronária levando ao infarto.
Vale ressaltar que a vacina contra influenza não evita todos os possíveis quadros de gripe, porém, reduz a gravidade e o tempo de sintomas, quando ocorre a contaminação.
Portadores de doenças crônicas, como insuficiência cardíaca, doença coronarianas e hipertensão arterial não só podem como devem ser vacinados, uma vez que estão mais sujeitos a complicações após a infecção do vírus influenza com desenvolvimento de pneumonia, hospitalização e até morte.
Portanto a vacinação contra o Influenza tem um papel determinante na proteção de doenças cardiovasculares. É imprescindível que essa população seja vacinada, prevenção sempre.
LEIA TAMBÉM: Estresse: como combater essa ameaça às suas saúdes física e mental