Você sabia que o seu dentista pode te ajudar a parar de roncar? Entenda

Foto de Dra. Flávia Gama
Dra. Flávia Gama

Cerca de 30% da população brasileira sofre com algum problema do sono! Esse problema pode afetar a sua qualidade de vida e também de quem convive com você. Mas você sabe como esses distúrbios do sono podem afetar a sua saúde?

É através do sono que mantemos a qualidade de vida, o equilíbrio do organismo, o fortalecimento do sistema imunológico.

Durante a noite, o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, repondo energias e regulando o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.

PRINCIPAIS PROBLEMAS RELACIONADOS AO SONO:

1. RONCO: Segundo especialistas, o ronco sozinho é considerado apensas uma doença “social” que atrapalha o indivíduo em função do ruído. O problema em sim não é o barulho, mas o que o ronco pode indicar. Quando frequente, o ronco deve ser investigado pois pode estar relacionado a Apnéia Obstrutiva do Sono.

2. APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO: é um distúrbio no qual a respiração é interrompida por pelo menos dez segundos durante o sono em adultos e 3 segundos em crianças.

Isso acontece porque os músculos da parte de trás da boca relaxam, bloqueando a garganta e a passagem de ar. Essa parada se deve ao relaxamento excessivo dos músculos da língua e da garganta, bloqueando a passagem total do oxigênio.

O cérebro percebe a falta de oxigênio e promove um micro despertamento, para que a pessoa volte a respirar. Imagine que todas as noites, enquanto você dorme, alguém te acorde diversas vezes durante a noite a cada hora?

AFINAL, COMO SABER SE SOFRO COM O PROBLEMA?

Através de um exame chamado polissonografia, que vai “mapear” a qualidade do seu sono e determinar a gravidade de um possível problema. É um exame que pode ser realizado em clínicas especializadas e até mesmo em casa. O seu dentista pode solicitar o exame.

COMO SEU DENTISTA PODE TE AJUDAR A PARAR DE RONCAR?

Com o uso de aparelhos intra bucais! Quando utilizados, promovem o avanço da mandíbula (trazem o queixo um pouco para frente), favorecendo a passagem do ar, minimizando o problema.

Os tratamentos odontológicos, na maioria das vezes, são recomendados para apneias leves e moderadas. Em muitos casos o ruído do ronco é eliminado e a apnéia minimizada!

Imaginou que, ao usar um aparelho removível nos dentes durante a noite pode resolver o ronco e melhorar a qualidade de vida e do sono?!!! É exatamente isso! E a grande maioria dos pacientes se adapta bem ao aparelho, e percebem melhora na qualidade de vida!

MAS FIQUE LIGADO!

Os dentistas da área do sono trabalham de forma multidisciplinar, ou seja, na maioria das vezes é importante também a avaliação de outros profissionais: alguns pacientes podem precisar das orientações do nutricionista, outros do fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, alguns do cardiologista.

Há evidências científicas que relacionam o ronco e apneia a doenças como estresse, depressão, doenças cardíacas, aumento da pressão arterial, osteoporose etc.. E uma apnéia grave DEVE ser devidamente tratada por um médico especialista, através de outras abordagens.

Foto de Dra. Flávia Gama

Dra. Flávia Gama

Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia. Mestre em Radiologia e Habilitada em Laserterapia. @flaviagama.orto