No front da Rede Vitória, o bem-sucedido empresário Americo Buaiz com sua Mariana e a filha Eduarda com Claudio Rezende, no lançamento da revista dos 10 anos da Coluna HD. (Foto: Bruno Menezes)
14 anos online
Nunca pensei em ser jornalista, muito menos atuar em jornal online. Quis o destino que um amigo, Aref Assenry, gente de Cachoeiro, me pediu para substituí-lo por uns dias como colunista de “O Diário”, também chamado de o “Jornal da Rua 7”. Isso aconteceu em 1955.
Cinco dos colegas jornalistas da velha guarda: Ronaldo Nascimento, Eleisson de Almeida, Helio Correa Santos, Marilio Cabral e Cacau Monjardim.
Na festa dos 30 anos de jornalismo, presença especial do renomado artista Juarez Machado, que veio do Rio para esta noite.
O Diário
Comuniquei ao diretor do jornal, Rozendo Serapião, que ficaria ali pouco tempo, porque era final de ano, eu me formaria em odontologia e em janeiro montaria consultório para atuar como dentista. O tempo foi passando e eu fui ficando, até que um dia fui convidado para atuar em A Gazeta, pelo então presidente Eugenio Queiroz. Fiquei ali mais de 40 anos, atuando também como Gerente Comercial.
Rede Vitória
Americo Buaiz, esteio empresarial no Espírito Santo, foi também um grande amigo, inclusive com sua elegante mulher Arlete, foram padrinhos do meu casamento com Regina, que na época era Dalla Brotto. Ele também me ofereceu a direção comercial da TV Vitória e não aceitei pelo mesmo motivo que aconteceu com A Tribuna.
Dona Maria e Carlos Lindenberg, ele, expoente da política capixaba com Regina e Helio Dórea na festa dos 30 anos de jornalismo no Hotel Porto do Sol. (clique na foto)
Folha Vitória
Estava proposto a me aposentar do jornalismo, quando recebi a visita de Fernando Machado em minha agência de publicidade, a HRD Comunicação. Papo vai, papo vem e ele entrou no mérito da conversa. “Americo Buaiz Filho quer acrescentar um jornal online em sua rede de comunicação e disse que o colunista ideal para atuar no jornal era você”. Como veem, Americo no passado, Mequinho no presente.
Homenagem
Na passagem desses 66 anos de jornalismo eu não poderia deixar de lembrar a super festa que meu amigo João Dalmacio me ofereceu no seu Hotel Porto do Sol, em comemoração aos meus 30 anos de jornalismo. Uma das presenças nessa festa foi, na época, Senador Carlos Lindenberg e sua querida Maria Queiroz.
Com meus amigos, Antonio Oliveira Santos e Ibrahim Sued, na época o colunista número um do país.
Diretores da Associação dos Jornalistas Profissionais, em reunião para criação do Sindicato dos Jornalistas do ES: Francisco Flores, Helio Santos, Helio Dórea, Edgar dos Anjos, Oswaldo Oleari, Antonio Alaerte e Marien Calixte. (clique na foto)
Jornal online
Tinha dúvida que, depois de mais de 40 anos atuando em jornal impresso, desse certo. Mas, tudo ocorreu cem por cento. Ficava feliz ao saber que tinha leitores no exterior e uma audiência que crescia dia-a-dia. Entretanto, importante frisar com ênfase que não há sucesso nesse metier sem um grande número de leitores e também sem amigos como estes que estão hoje assinando esta coluna. Obrigado turma, vocês são os “culpados” da minha trajetória profissional, com a qual me realizei.
Flashes
Bom dia
aos amigos desta coluna
Martha Paiva Solange e Mario Herkenhoff Ariosto Santos Armandinho Fontoura
Aylmer Chieppe Benjamin Gomes Camilo Cola Douglas Vaz/Vaz Empreendimentos
Doutor Hercules Edilson Duarte Egidio Malanquini Getulio Azevedo
Gian Zucoloto/Moldura Minuto Vitória Henrique Tommasi Ivan Aguilar Kamel Moyses
Lucas Izoton Maely Coelho Manoel Goes Mauro Quintão
Valdecir Torezani Acaps-Associação Capixaba de Supermercados Buaiz Alimentos
Compose Shopping Vitória Unicafé Usina Paineiras
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória