Família Camata na abertura da exposição.
A Voz da Imigração
Uma iniciativa altamente válida partiu da nossa Assembleia Legislativa e Instituto Sincades com a exposição “Camata – A Voz da Imigração Italiana”, uma homenagem ao líder político Gerson Camata, que tive a honra de ser amigo, além dos imigrantes italianos que moldaram a história do Estado. A abertura contou com a participação especial do governador Renato Casagrande, Marcelo Santos, presidente da Assembleia, Idalberto Moro, presidente do Sincades, Rita Camata e familiares. (fotos Damon)
O governador Renato Casagrande e Idalberto Moro
Marcelo Santos, Rita Camata com a neta Rafaela, e Idalberto Moro na primeira visita à exposição.
Comenda Gerson Camata
Aproveitando a oportunidade da exposição “Camata – A Voz da Imigração Italiana”, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo vai lançar a Comenda Gerson Camata, homenageando seu legado político e cultural. O projeto é do deputado Marcelo Santos, presidente da casa. Detalhe: Camata foi o autor da Lei Federal que instaurou a comemoração da imigração italiana no dia 21 de fevereiro.
Culinária Infantil
Minha querida amiga Eduarda Buaiz e a equipe da Buaiz Alimentos já entraram em clima de Páscoa e anunciaram as inscrições para a primeira edição do ano do curso de culinária infantil chamado de “Mestre Kukinha”. Próximo dia 9, a chef Flavia Gama vai comandar a garotada na produção de bolos decorativos em formato de coelho de páscoa. O encontro será na loja Kouzina Club, na Praia do Canto. A iniciativa é voltada para crianças de 3 a 13 anos.
Karol Simonasse e Joana Barbosa, arquiteta e diretora da Grand Construtora em almoço no Balthazar. (foto Cloves Louzada)
Um pouco de história
O acontecimento social-político mais importante de 1970, no Espírito Santo, aconteceu no Palácio Anchieta. Foi o banquete que o governador Christiano Dias Lopes Filho e a primeira dama Aliete homenagearam os membros do Conselho Permanente de Desenvolvimento do Espírito Santo, um encontro de 100 participantes do maior destaque. Participação de Ernane Galveas, presidente do Banco Central, deputado federal João Calmon, desembargador Vicente Vasconcelos, presidente do Tribunal de Justiça, senador Carlos Lindenberg, Alaor Queiroz de Araújo, Reitor da Ufes, senador Eurico Rezende, senador Raul Giuberti e por aí. O chefe do cerimonial foi Helio Dórea.
Petróleo capixaba
Felipe Caroni, diretor executivo da Rede Vitória, Ricardo Frizera, sócio-diretor da Apex, Juan Alves, vice-presidente da Seacrest e Stefany Sampaio, head do Agro Business: conhecendo o petróleo capixaba “Capixaba Marine Fuel” na planta da Seacrest, em São Mateus. A empresa adquiriu os campos “on shore” (em terra) da Petrobras no Norte do estado, e vai investir $400 milhões de dólares na região. (foto)
Felipe Caroni, Juan Alves, Ricardo Frizera e Stefany Sampaio.
Marilio e o Pé de Fruta Pão.
O Fruta Pão de Marilio
Na gostosa casa do meu chapa Marilio Cabral, a Coluna HD descobriu uma bela e frondosa árvore, com procedência asiática. Trata-se do Pé de Fruta Pão que está sempre carregado, despertando a atenção dos vizinhos. Ele pode ser consumido cozido, assado, frito, e até mesmo cru, o que pouca gente sabe. Na medicina é auxiliar eficiente no combate e prevenção a doenças crônicas como a diabetes.
Flashes
Bom dia
Marlen Brotto e Andressa De Prá
Um importante encontro de transformadores sociais acontece próxima quarta-feira (28). Trata-se do Conector ES, uma realização do Intituto Americo Buaiz e Instituto Jutta Batista da Silva. Roberto Ravagnani e Edu Lyra são os palestrantes. Local: Cinemark Shopping Vitória.
Cumprimentos especiais de hoje da Coluna HD são para Bento Venturini. Ele recebeu, com méritos, o importante Prêmio Líder Empresarial em torno de seu excelente Sicoob. Bom dia, Bento.
O amigão Helio Correa Santos, ao ver a foto do meu irmão Adroaldo, disse que ele não parece que tem essa idade. Caro Xará, quem tem amor ao próximo, só desejando o bem pra todos, Deus ajuda dando saúde e longevidade.
Terça-feira (27), o atuante prefeito Lorenzo Pazolini vai participar de um debate na Faculdade de Direito de Vitória. O tema será “Os desafios do gestor público’. Ele sabe das coisas.
Por falar no prefeito Pazolini, aquele que não para, agora ele vai recuperar as históricas ruas 7 de setembro e Gama Rosa, no centro histórico de Vitória. Detalhe: na rua 7 de setembro funcionava o jornal “O Diário” onde comecei como Colunista, em 1955.
Um almoço amigo aconteceu em Linhares reunindo Rodrigo Grillo, Marcos Pessoa, Aries Guerra Miranda e Walter Piana, que estava com seu habitual chapéu, que só tirou ao sentar à mesa. Tutti, tutti buona gente.
Nada mais que 15 figuras legais de Vitória estarão participando de um super almoço, terça-feira (27), na gostosa casa de Zilda e do jornalista Deni Almeida da Conceição, em Linhares. Mais um encontro do Clube dos Legais.
Marcela e Geraldo Vimercati estão curtindo a Flórida, nos Estados Unidos. Com eles, a filha Lais, que espera mais um baby, com o marido Christian Rodnitzky e o filho Theo.
Juliana Malfacini, mentora de negócios, promove no próximo dia 2, uma imersão sobre monetização de conhecimento. Um encontro para vinte empresárias da Grande Vitória.
O empresário Idalberto Luiz Moro segue na presidência do Sincandes, onde exerce aplaudida gestão. Os vice-presidentes são Renato Vianna Maia e Carlos Marianelli. A entidade representa mais de 2,6 mil empresas.
A exposição em homenagem a Gerson Camata conta também com uma viagem visual pela “Linha do Tempo da Imigração Italiana”, com principais eventos ligados ao movimento no Brasil.
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória