Abr 2020
4

ANDREA PENA Coluna Social

Abr 2020
4

ANDREA PENA Coluna Social

Show must go on...

Renata Vervloet se arrumou todinha e preparou um drink para assistir seu programa de TV favorito. “Estava doida para me arrumar e me produzir!”, desabafou (e arrasou). E hoje é sábado… cheers!

O 'drive thru' dos Pretti

Renato, Flávio, Evandro e Rafael Pretti inovaram nesta quarentena. Estão fazendo exames no esquema drive thru nos Laboratórios Pretti unidades Vila Velha (Castelo Branco), Praia do Canto (Joaquim Lírio) e Jardim Camburi (Belmiro Teixeira). Para a segurança de todos, o sangue é colhido sem que o paciente saia do carro. Golaço!

UniãoES

O UniãoES é um movimento feito por capixabas com a missão de ajudar outros capixabas que passam por uma situação delicada e necessitam de condições básicas como alimentação, higienização, saúde e outros nesse momento de pandemia. As cestas são compostas prioritariamente por produtos capixabas, da nossa terra, ajudando dessa forma, toda a cadeia produtiva local. Inspirados pelo UniãoSP, os idealizadores unem forças da esfera privada, prefeituras, governo estadual e Ongs com a agilidade necessária para chegar a quem realmente precisa.

 

Live para discutir crise

Alessandro Dadalto comemora a primeira live do Ibef-ES sobre o cenário econômico atual. Com o tema “Os impactos das últimas medidas dos Governos Federal e Estadual na economia do Espírito Santo em tempos de COVID-19”, aconteceu anteontem (2). Participaram o economista Gustavo Guimarães, Diretor na Secretaria Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Maurício Cézar Duque, presidente do Bandes, Felipe Rigoni, Deputado Federal, com a mediação do economista Istvan Kasznar, professor titular da FGV/RJ e especialista em Finanças Públicas.

B-day

Quarentena não impede que se comemore aniversário, não é, Melina Pitanga? A lindinha “trintou” esta semana, muito bem acompanhada de pizza e drink com sua roomie, Ana Carol Simão. Viva ela!

Trendy Topic

As máscaras caseiras foram recomendadas pelo Ministério da Saúde. Essas, com três camadas, são da Personal Print e tem estampas divertidas. Elas podem ser reutilizadas diversas vezes, bastando para isso apenas água e sabão. O ministro Luiz Henrique Mandetta orienta pelo uso das máscaras de tecido para que as descartáveis fiquem para o setor de saúde. É preciso pelo menos duas camadas de pano, em algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas, cobrindo totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais.

 

Domésticos x Coronavírus

Por Alice Cardoso*

Depois de decretado o Estado de Calamidade Pública, as Medidas Provisórias nº 927 anunciadas pelo Governo Federal trouxeram algumas opções para flexibilizarmos os contratos de empregados domésticos. As medidas devem ser informadas por escrito, com antecedência mínima de 48h. Por segurança, consulte um advogado especializado antes de qualquer decisão. Minhas sugestões: • Antecipação de férias, mesmo para contrato inferior a um ano; • Redução de jornada, formando banco de horas para ser compensado em até 18 meses ou reduzindo o salário (com recebimento de beneficio complementar pago pela União); • Antecipação de feriados; •Suspensão do contrato com recebimento de beneficio complementar da União; • Suspensão do recolhimento do FGTS referente a março, abril e maio (pagamento em 6 parcelas, com vencimento no sétimo dia de cada mês, a partir de julho); • Vales-transporte antecipados ficam como crédito para quando o empregado voltar a trabalhar.

*Alice é advogada, pós-graduada em Direito Material e Processual do Trabalho e membro da Comissão de Direito do Trabalho e Sindical da OAB-ES.

Quarentena

Leitora de AP não quer nem saber de produtos ‘made in China’. “Aqui em casa já está boicotada essa chinesada, Não entra nada. Acabei de fazer uma compra on line e falei com a vendedora que se algum produto tiver essa etiqueta eu não quero e vou inspecionar quando chegar”, desabafou.

Bem mesmo fez o repórter da Record Celso Russomanno, que baixou na Rua 25 de março, em São Paulo, pedindo alvarás e notas das ‘xing-ling’. Não deu outra: álcool gel falsificado, boneca com tinta de chumbo e por aí vai. Como diria sua avó, o barato que sai caro.

Com o isolamento social e levando em considerações os orientações do Governo do Espírito Santo no combate à Covid-19, o Conselho de Medicina Veterinária do Estado do Espírito Santo (CRMV-ES) passa a adotar o atendimento online e por agendamento a partir da próxima segunda (6).

A dermatologista Karina Mazzini lembra que devemos estar atentos à exposição demasiada a aparelhos de TV e computador nesta quarentena. “Mesmo em casa, use o protetor solar”, recomenda.

Faleceu na última segunda feira Luiz Carlos de Andrade, viúvo de Lycia Coimbra Andrade. Em função das medidas de isolamento social não houve velório. Deixa os filhos Márcia, Marcos e Carlos.

Os advogados Azenath Coelho e Leandro Van de Koken e o psicólogo João Paulo Galvi conversam em uma live sobre o tema “Mudanças trabalhistas em tempos de covid-19”, hoje, sábado, às 14h, no @azecoelho.

Luiza Lobato já aderiu à ‘reconversão industrial’. Ela tem um ateliê de cortinas, tecidos, papel de parede, colchas e almofadas. Agora, faz máscaras de tecido. “A ordem é reinventar e buscar uma forma de manter os custos essenciais do meu ateliê”, conta. Parabéns!

O governo de Donald Trump deve recomendar que os americanos usem máscaras de pano em público, com base em uma instrução do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). Até agora, o CDC e a Organização Mundial da Saúde (OMS) só recomendavam as máscaras para quem estivesse doente.

Já nesta quinta-feira, 2, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, pediu a todos os cidadãos nova-iorquinos para cobrirem seus rostos ao sair de casa, como forma de conter o novo coronavírus. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, fez o mesmo, dois dias antes.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.