Abr 2020
14

ANDREA PENA Coluna Social

Abr 2020
14

ANDREA PENA Coluna Social

Lockdown

Lilian Rabinovitch não deixou a Páscoa passar em branco. Apesar de fazer o isolamento radical, ela encomendou arranjos de Bruna Medeiros e fez a decoração sozinha. Já as missas ela acompanha via internet, mas abriu mão da comunhão, mesmo sabendo que estão entregando ao final das celebrações, um de cada vez. Confira mais detalhes de sua linda mesa pascal nas fotos da galeria no alto da Coluna de hoje.

Netflix dos livros

Empresas se mobilizam para fornecer distração durante a quarentena e barrar a disseminação do coronavírus. Após a Netflix, YouTube e Prime Video, a Apple disponibiliza livros gratuitos no Apple Books. para Mac ou iPhone. Entre os títulos, “Dom Casmurro“, “O Alienista“e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis; “Macunaíma“, de Mário de Andrade; “O Cortiço“, de Aluísio Azevedo; “O Navio Negreiro”, de Castro Alves; “Iracema“, de José de Alencar;  “O Pequeno Livro de Hai-kais do Menino Maluquinho“, de Ziraldo.

Beep de alerta

Como acontecia na Idade Média, quando os leprosos andavam com sinos no pescoço para indicar presença (e perigo de contaminação), os portadores do corona serão monitorados. As gigantes de tecnologia Google e Apple, concorrentes no mercado de sistemas operacionais móveis, vão unir forças para monitorar o coronavírus. As empresas devem desenvolver uma fundação para que aplicativos sejam capazes de rastrear contatos, o que pode indicar pessoas que estiveram próximas de outras contaminadas. ⁣Android e iOS operarão juntos.

Pequenos à míngua

Ontem a Coluna noticiou o fechamento do espaço físico do Café Pepi. No Brasil, pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas já fecharam as portas e mais de 9 milhões de pessoas foram demitidas por causa do coronavírus, é o que aponta uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas). Cuidar da economia é salvar vidas. Miséria, fome e desemprego também matam. É preciso se adequar rápido ao novo modus operandi e hábitos de higiene.

Charity

Sandra Demoner já confeccionou, até o momento, 200 máscaras de tecidos e está distribuindo para jornalistas, profissionais de arquitetura, clientes da loja e amigos. As máscaras são forradas com percal 400 fios, macio e todo em algodão, os tecidos possuem estampas variadas e divertidas. Além disso, ela faz venda por whatsapp e a cada unidade vendida, o valor arrecadado será revertido para o Centro de Acolhida de Idosos Monsenhor Alonso, em Vitória. “As costureiras da loja só voltaram ao trabalho para ajudar na confecção das máscaras e estão tomando todas as medidas de proteção”, diz.

Wish List

Ótima sugestão de compra para quem não está saindo para nada e mora sozinho. Este gadget tem feito companhia para muitas pessoas, principalmente idosos. Conversa, dá bom dia, boa tarde e boa noite. Canta, desperta… O Echo Dot é um smart speaker de controlado por voz com a Alexa. Você pode pedir músicas, notícias, informações e muito mais. Além de ligar para amigos e familiares e controlar dispositivos compatíveis de casa inteligente com sua voz.

Lives gringas: fake!

Com a avalanche de lives anunciadas mundo afora, alguns engraçadinhos resolveram montar uma suposta lista de apresentações online com astros do rock, eletrônico e r&b como Red Hot Chili Peppers, Maroon 5 e Arctic Monkeys. Seria maravilhoso se tudo não passasse de uma mentira mal contada. Até mesmo um grande nome da soul music, Charles Bradley, foi listado. Entretanto, o artista morreu em 2017 após descobrir um câncer no fígado. Dos que estão na lista, Paul McCartney e Coldplay participarão de uma transmissão feita pela Global Citizen e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 18 de abril. O “One World: #TogetherAtHome” tem por objetivo apoiar os profissionais da saúde que estão na luta contra o coronavírus.

 

Hi-Lights

O show One World: Together at Home!, dia 18, terá a participação de Lady Gaga, KethAlanis Morissette, Andrea Bocelli, Billie Eilish, Chris Martin, Elton John, Paul McCartney e Stevie Wonder, entre outros artistas. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube a partir das 9h.

Os sentimentos da Coluna pelo Frei Cassiano de Amorim, que lutou bravamente pela vida, passou as ultimas semanas internado e por complicações no estado de saúde, falecendo na madrugada de sábado. No domingo, a Paróquia Santa Rita de Cássia, se despediu do seu querido e amado padre. A celebração e o sepultamento aconteceram de forma reservada e privada devido à pandemia.

Estiveram presentes na Paróquia Santa Rita, domingo, os frades da comunidade Santa Rita: Frei Agostinho, Frei Ademildo e Frei João Antônio, da comunidade de Castelo: Frei Antônio Rabanal e Frei Egisto, da comunidade de Muqui: Frei Sérgio Sambl.

Margareth Zamprogno está fazendo máscaras. As primeiras 400 foram doadas, Agora ela faz sob encomenda, para ajudar as costureiras de seu ateliê, que precisam gerar renda.

Uma curiosidade: quanto tempo demorou para se descobrir uma vacina ou tratamento eficaz para as doenças infecto-contagiosas? Varíola: 3.296 anos Polio: 3.348. Cólera: 2.345. Sarampo: 1.471. Rubéola: 352. HIV: 15. Ebola: 5. Para o Covid foram 4 meses até os primeiros testes de vacinas em humanos. Vai dar certo!

Mirela Souto e Odeon Barcelos são os nomes à frente da webinar, promovida hoje (14), às 14h30, pela @eureciclo com o tema “Por dentro da cadeia de reciclagem: como ela funciona e como está sendo impactada pela COVID-19″.

O médico Oswaldo Pavan fez um apelo. Em suas poucas saídas, ele tem visto muitas pessoas sem máscaras pela rua. Para ele, padarias e supermercados deveriam proibir a entrada de clientes sem proteção das vias aéreas.

Chris Trajano acaba de lançar o projeto “Por dias Melhores”. A estilista desenvolveu máscaras reutilizáveis e camisetas exclusivas, em parceria com a Hagaef, de Bia e Nazareth Comério. O movimento terá parte das vendas revertida ao Movive-Quem Ama Cuida.

Como lidar com essas sensações pós-parto em época de quarentena? A psicóloga e hipnoterapeuta Monalysa Velten recomenda pensamentos leves e positivos pois, independente da fase que estamos vivenciando, iremos superar e seguir nossas vidas como antes .

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.