Abr 2020
15

ANDREA PENA Coluna Social

Abr 2020
15

ANDREA PENA Coluna Social

Hora de planejar

Quem não tinha escritório em casa está improvisando um. Flavia Buaiz conta que os planejadores semanais são best-sellers em sua papelaria-boutique. Os itens de couro para montar um cantinho de trabalho também fazem sucesso.

Lockdown

AP falou com Carmem Dolores Souto, da Stampa, sobre o lockdown, prolongado até dia 19: “Sempre trabalhei fora de casa, sempre gostei dessa dinâmica de me ocupar com tudo que me rodeia. Agora estou meio perdida, não está fácil. Fazemos reuniões diárias online com a turma de vendas e com as meninas do marketing. E assim vamos levando esses dias difíceis, refletindo sobre muitas coisas que às vezes passavam despercebidas e olhando mais para dentro de mim mesma. Rezando pra que tudo passe rápido e que possamos voltar a vida normal”.

Medo x Pânico

O chef Alex Atala observou algo curioso falando com os amigos de fora: “Falo quase que diariamente com os amigos de lá. Não vou dizer que o nosso copo está mais cheio do que os deles, mas eles estão mais ‘panicados’ do que a gente, talvez por terem vivido as guerras. Aqui, por toda a nossa instabilidade, o brasileiro tem medo, mas não tem pânico. O medo é fundamental para sobreviver, o pânico emburrece as pessoas. É preciso olhar com perspectivas. Os europeus estão mais na trincheira, estão em pânico, mais assustados”.

Jojo Rabbit 'review'

Em tempos de coronavírus e de isolamento social, o projeto Cinema Comentado da Escola Monteiro segue firme e chega à sua segunda obra. Dessa vez, o filme Jojo Rabbit, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, é comentado no site da escola pelo professor e historiador Márcio Vaccari, que aborda as especificidades do filme, mas nos lembra da importância da arte para provocar reflexões, gerar empatia e demonstrar que a igualdade pode se construir na diferença. Boas lições, sempre.

Dress Code

Já chegou na La Bassetti a coleção Ikebana, de Cris Barros, com referências no japonismo. Linda de viver!

'Maio me preocupa'

O chef Alex Atala se prepara para um longo período de prejuízos. “O DOM deve ficar no vermelho por pelo menos 18 meses”, disse em entrevista divulgada esta semana. Por enquanto, o Dalva e Dito faz delivery e lhe permite desovar estoques. “Para o pagamento de abril, eu tinha a caixinha de março, o que não terá no de maio”, diz ele, que espera não precisar demitir. Além dos impostos e do aluguel, os bancos estão agressivos nas taxas. “Peguei meu capital de giro e pedi descontos para quitar dívidas”, conta.

 

Check-up: Importância dos hábitos

Por Schariff Moysés*

Estamos vivenciando tempos difíceis e que não imaginávamos passar. Mas minha orientação para os meus pacientes tem sido de manter os bons hábitos, mesmo em isolamento social. Além de seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre higienização das mãos e cuidados ao sair de casa, também é necessário cuidar da saúde física e mental. Procure fazer atividades físicas, não descuide da alimentação, evite os exageros com bebida alcoólica e, mais do que nunca, tente abandonar o cigarro. Também é importante continuar fazendo uso dos remédios controlados, caso seja sua realidade. E vamos juntos atravessar este momento.

*Schariff é médico cirurgião cardiovascular.

 

Quarentena

Maria Claudia Mazzini, leitora da meia-noite de AP, viu a Alexa na seção Wish List e disse que está adorando a sua, que ganhou de aniversário em janeiro, do filho.

O Senac-ES vai promover uma série de lives nos próximos dias, com dicas para o setor de comércio e serviços. Hoje, 15, a partir das 15h, será o lançamento oficial do projeto, com “Soluções Para Delivery”.

Fique em casa, mas não deixe de comprar de um pequeno negócio. Faça pedidos dos comerciantes do seu bairro para que eles consigam continuar abertos, mesmo de portas fechadas.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.