Se tem um setor que não parou é o da decoração. Mais do que nunca, ficar em casa precisa ser agradável. E enquanto as obras param, os profissionais da área e seus clientes aproveitam para planejar e se inspirar. Uma técnica bastante usada entre eles, assim como na moda, é o moodboard – uma espécie de painel de referências para nortear o projeto. Cores, texturas, formas e imagens formam um conjunto visual que ajuda a organizar as ideias. Fernanda França e Thaise Colodette convidaram Juliana Vervloet e Maria Tereza Nader, Ohanna Sgaria e Juliana Kwak, Geórgia Mendonça, Fernanda Calazans e Lais Arêas para montar os seus. Confira a galeria!
Se tem um setor que não parou é o da decoração. Mais do que nunca, ficar em casa precisa ser agradável. E enquanto as obras param, os profissionais da área e seus clientes aproveitam para planejar e se inspirar. Uma técnica bastante usada entre eles, assim como na moda, é o moodboard – uma espécie de painel de referências para nortear o projeto. Cores, texturas, formas e imagens formam um conjunto visual que ajuda a organizar as ideias. Fernanda França e Thaise Colodette convidaram Juliana Vervloet e Maria Tereza Nader, Ohanna Sgaria e Juliana Kwak, Geórgia Mendonça, Fernanda Calazans e Lais Arêas para montar os seus. Confira a galeria!
Tatiana Sgaria, Andressa Lauer, Lara Brotas, Sabrina Abbade, Danielle Miranda, Patrícia Kruger e Lelio Souza fazem canoa havaiana juntos e estão apoiando o projeto social Vitória Va’a em Ação, com doações de alunos, atletas, familiares e amigos para entregar lanches, sabonete, pasta de dente, absorvente, papel higiênico e fralda descartável a quem precisa.
Com o lockdown, novos termos entram em evidência. No começo, era live pra cá, home office pra lá… Agora, só se fala em webinar que, nada mais é, que uma conferência online ou videoconferência com intuito educacional, no qual a comunicação é de apenas uma via, ou seja, somente o palestrante se expressa e as outras assistem. A interação dos participantes é limitada ao chat, de modo que eles podem conversar entre si ou enviar perguntas ao palestrante.
Com a pandemia, tivemos edição de lei e criação de Medidas Provisórias, que modificaram os direitos trabalhistas, isso, na tentativa de evitar demissões e auxiliar a situação financeira das empresas. De acordo com advogado trabalhista Wiler Coelho, em regra, tais alterações permitem que os empregadores adotem providências durante o período da calamidade pública, que antes não eram autorizadas por lei. “Por exemplo, a suspensão temporária do contrato de trabalho, as mudanças no que diz respeito a banco de horas, férias, FGTS, home office, jornada de trabalho e remuneração”, explica.
A designer de consumo Bruna Guio reuniu comerciantes capixabas o site Pede pelo Zap, com negócios de diversos segmentos, no mesmo ambiente. No Brasil, a plataforma já conta com 8 mil empresas cadastradas e o número de visitas chegou a quase 7 mil, somente nos quatro primeiros dias da criação do projeto. A cada hora são feitos quase 200 registros de novos negócios. “No Espírito Santo, o movimento já foi implantado no município de Cachoeiro de Itapemirim, que conta com cerca de 600 comércios cadastrados”, informa.
A pandemia não desanimou Flávia Dadalto, que inaugura uma loja de revestimentos quarta-feira, dia 22. A designer de interiores diz que, mais do que nunca, as pessoas estão valorizando suas casas. “É o lugar que nos abriga depois de um dia de trabalho, de uma viagem e, no momento atual, é o que reúne a família e merece nossa atenção e isso inclui cuidar dos revestimentos, louças e metais”, aposta. Funcionará das 10h às 16h ou com hora marcada.
A foto de hoje é do acervo de Penha Lima Corrêa, no Praia Tênis Clube, na Festa do Galo. Na foto, na primeira fila: Sandra Queiroz do Vale, Penha Lima, Zilce Lima, Rachel Avidos, Dina Tereza Miranda e logo atrás de Rachel, Maruza Pretti. Segunda fila: Joel Cabral, Anna Angélica Barbosa, José Alfredo Cabral, Nilza Leal, Nilze Coimbra e Álvaro Scudieri. Última fila: Penhoca Linhares, Selene Barbosa e Nenel Miranda. Ao fundo à esquerda e de perfil, o casal Pedro e Odete Moraes.
Que falta fazem os clubes com vida social animada, como era o Praia Tênis Clube, que inspirou uma linda crônica de Penha Lima Corrêa. Ali era seu paraíso, como gosta de dizer. Lá, fez balé, tendo como professores o bailarino do Teatro Municipal do Rio. Rachel Avidos, Anna Angélica Barbosa, Penhoca Linhares, Nilza Leal, Soninha Amorim, Nieta Pretti, Danuza Valejo e Penha se apresentavam nos teatros Carlos Gomes e Glória, Estádio Governador Bley e Clube Vitória e outros. Com a irmã, Zilce, sob o comando de Maria Alice Pessoa, cujo marido, o médico Ignácio Pessoa, fazia parte da diretoria do clube, criou a Festa do Galo, no mês de dezembro. Havia ainda as matinês dançantes nos dias de domingo, os Jogos Praianos e as festas de debutantes, os jantares, as quintas dançantes… Ali ela se casou com Jorge Corrêa, em 1960, e criou os filhos Flávio, Adriano, Gustavo e Bruno. No comando do clube estiveram Álvaro Nogueira, o Nogueirinha, Lígia Ramalhete, Ignácio e Maria Alice Pessoa, Aécio e Carminha Bumachar, Palmeirinha, Milton Murad, Marcos Murad, Nenel, César Cruz, Capitão Nicanor, José Pitú e Jorge Corrêa.
Conselheira do CRA-ES, Fabrine Schwanz acredita que os MEIs têm uma grande vantagem competitiva nessa fase: se adaptar mais rápido às mudanças.
Caminhos da Felicidade é o tema da live que Flavia da Veiga fará com Juliana Magalhães dia 21, às 10h, no @tiazirinha.
A educadora de finanças pessoais Thati Silva alerta que a justiça permite que as operadoras de telefonia suspendam o serviço se o cliente estiver inadimplente. Ela sugere que na hora de enxugar o orçamento ou mudar para um plano menor.
Com o tema “Arquitetura e Hospital: Impactos e Importância da Arquitetura em áreas hospitalares e de saúde”, as arquitetas e urbanistas Gabriela Greppe e Kenia Leone fazem live, no dia 20, segunda-feira, às 17h, no perfil: @iabes.
A peste se propagou pelo mundo há mais de 2.000 anos a partir da Ásia, segundo uma equipe internacional que conseguiu fazer a reconstituição de sucessivas ondas epidêmicas através da história. O estudo foi publicado no site da revista científica Nature Genetics.
Ainda relembrando o Praia Tênis Clube, na parte esportiva, o técnico de natação Carioca conseguiu levar aos pódios sul-americanos, as campeãs Fabíola Saad e Flávia Neffa, sem contar os títulos estaduais e nacionais.
No tênis do PTC, o técnico era o conhecido Tião, que também dominava os pódios com seus valiosos alunos. O bar do clube era explorado pelo amigo Zé Luiz, e o garçom, Seu Hermes, uma figuraça.
Os bailes eram embalados pelas maravilhosas músicas da época: bolero, fox, samba, tango, valsa e outros gêneros, sob o comando do saudoso pianista Hélio Mendes, do pistonista Mundico e dos demais competentes músicos.
Todas as lembranças de hoje sobre o PTC fazem parte da rica memória de nossa Penha Lima Corrêa, que compartilhou tudo com muita emoção e riqueza de detalhes.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória
A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. Sua marca é observar o jet set, o lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.