Abr 2020
19

ANDREA PENA Coluna Social

Abr 2020
19

ANDREA PENA Coluna Social

Recoversão industrial

O ateliê de Luiza Lobato virou fábrica de máscaras. “Precisamos nos reinventar o tempo todo, e buscar uma forma de manter os custos essenciais do espaço (especializado em cortina, tecidos, papel de parede, colchas e almofadas sob medida)”, justifica ela, que desenvolveu as máscaras em algodão com 3 camadas.

Lockdown

Sandra, Leticia e Maria Paiva: três gerações protegidas.

 

 

Tributos sobre folha

Todos os países do mundo têm tomado medidas de redução de carga tributária, moratória, postergamento de tributos e dívidas. No Brasil, não é diferente. Mas especialistas apontam que o que foi anunciado até agora não será suficiente.”As medidas estão muitos tímidas. O governo, até agora, só concedeu a suspensão de pagamento de tributos. Quando acabar o prazo, os contribuintes terão que pagar o que estava suspenso, mais o referente ao mês vigente, o que vai acarretar uma alta carga tributária. Se querem efetivamente resultados, precisam diminuir a tributação sobre a folha de salários, uma das maiores do mundo”, avalia o advogado André Felix Ricotta de Oliveira, professor da Pós-graduação em Direito Tributário da Universidade Mackenzie.

 

Recessão + depressão

Marcelo Godke, especialista em Direito dos Contratos, professor do Insper e da Faap e mestre em Direito pela Columbia Univesity School of Law (EUA), avisa que haverá inadimplência. “Naturalmente, as empresas deixam de pagar impostos quando têm problemas de caixa ou em situações de crise, porque o Fisco demora em cobrar e porque elas privilegiam outros pagamentos.” Dados divulgados pelo Sebrae, esta semana, dão conta que 600 mil pequenas empresas já fecharam as portas no mês de março. Esses números revelam que teremos muito mais do que uma recessão, mas uma depressão. “Quem tem que se sacrificar mais é o Estado, cumprindo seu papel social”, afirma Eduardo Gonzaga de Oliveira Natal, mestre em Direito Tributário e Direito do Estado pela PUC-SP e membro da Academia Brasileira de Direito Tributário.

 

Starry Night

A noite estrelada de Van Gogh acalentou a noite de aniversário da médica Fernanda César de Oliveira, semana passada. The Starry Night é uma pintura de 1889 e retrata a vista da janela de um quarto do hospício de Saint-Rémy-de-Provence, pouco antes do nascer do sol, com a adição de um vilarejo idealizado pelo artista. A tela faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque desde 1941. É considerada uma das mais famosas pinturas de Van Gogh e uma das mais icônicas da arte.

Máscara Medieval

Entre os séculos XVII e XVIII, havia a crença de que doenças eram transmitidas pelo ar. As pessoas usavam máscaras com ervas dentro e os médicos usavam máscaras que lembravam bicos de aves com itens aromáticos como um tipo de filtro para proteger do ar contaminado pela peste  negra, e principalmente do odor extremamente desagradável (conhecido como miasma), que era considerado como uma das principais causas da infecção. Era comum o uso de capas longas e chapéu.

Da Ásia para a Europa

Na Idade Média, a Peste Negra causou grande comoção e tristeza em toda Europa. A doença que atingiu a Europa no século XIV matou cerca de um terço da população e é considerada uma das maiores pandemias da história da humanidade. A proliferação veio do continente asiático. Dentro das embarcações eram levados muitos ratos devido a falta de higiene nos navios. O ápice foi entre os anos de 1346 e 1353. A Peste Negra é causada por uma bactéria que chama-se Yersina Pestis transmitida ao homem a partir de pulgas de ratos e outros roedores diversos.  Entre os sintomas, grandes manchas negras seguidas de inchaços nas coxas, virilhas ou axilas, e que eram conhecidos entre as pessoas como bubões. No Brasil, a peste negra é rara. Em janeiro de 2019, uma mulher foi internada com grave suspeita de ser portadora da peste bubônica, que é mais um nome para a doença. Antes desse caso, o último relato foi em 2005, ocorrido no Ceará, no município de Pedra Branca.

 

Quarentena

A hashtag #ForaMaia alcançou quase dois milhões de tweets em um único dia. A informação vem da ferramenta de análise independente trendsmap.com, que às 4h da manhã de ontem (18) mostrava um total 1.900.000 de ocorrências.

O disparo da hashtag que reflete a gigantesca rejeição que os brasileiros nutrem pelo presidente da Câmara dos Deputados ocorre um dia depois de o Presidente Bolsonaro ter afirmado em entrevista que Rodrigo Maia está agindo contra os interesses do País.

Para orientar empreendedores do setor de comércio e serviços, o Senac-ES preparou uma programação especial de lives no instagram (@senacespiritosanto), para dar dicas de como gerir a empresa nesse período de quarentena causado pelo Covid-1.

Dorion Soares lançou o movimento #JuntosSomosMaisFortes, com o objetivo de ajudar a quem precisa nessa época de pandemia. As pessoas que fizerem doações ao projeto Mulheres Unidas do Caratoíra terão o dobro do valor em créditos para usar em uma futura compra na joalheria. O crédito é válido até outubro e pode representar até 30% do valor da compra.

O brasileiro é o povo que mais paga impostos na América Latina. O país ocupa a 14ª posição no ranking das nações com mais alta carga tributária (35,4% do PIB), sendo que os 13 primeiros são todos europeus, com altos índices de desenvolvimento econômico, como Dinamarca (45,19% do PIB) e Finlândia (44% do PIB).

Para o advogado André Felix Ricotta, o Brasil focou “erroneamente” na tributação sobre o consumo. “Não se pode tributar fortemente nem o consumo nem a renda. O Brasil já possui uma carga tributária insuportável, passa por um momento de recuperação e agora essa crise. Não pode se dar ao luxo de perder investidores taxando grandes fortunas.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.