E o mundo está confinado em casa. E o olhar pra dentro, seja das paredes ou de si, se tornou imperativo. A arquiteta Mariah Cardoso sempre acreditou que o protagonismo de um projeto deve estar na identidade do cliente e no que é especial para ele e não no autor. Neste lockdown, ela convidou clientes e amigos para mostrar seus “abrigos”. São lares possíveis, às vezes planejados, outras improvisados, ora super calculados, mas sempre com o DNA dos moradores. Estar em sua própria pele é o que há de mais confortável, principalmente, quando isso é inevitável.
E o mundo está confinado em casa. E o olhar pra dentro, seja das paredes ou de si, se tornou imperativo. A arquiteta Mariah Cardoso sempre acreditou que o protagonismo de um projeto deve estar na identidade do cliente e no que é especial para ele e não no autor. Neste lockdown, ela convidou clientes e amigos para mostrar seus “abrigos”. São lares possíveis, às vezes planejados, outras improvisados, ora super calculados, mas sempre com o DNA dos moradores. Estar em sua própria pele é o que há de mais confortável, principalmente, quando isso é inevitável.
Laís e Leo Aguirre com Baby Olivia, Elielson e Laura Ferri. Bernadete e Antherinho Bragatto: família reunida em quarentena.
Leticia Soeiro e Bruno Di Cavalcante: quarentena do amor.
A consultora em finanças corporativas Mônica Santos pontua algumas dicas para os empresários seguirem em frente e sobreviverem a esse momento. “Não opere com capital de terceiros. Se você é varejo/atacado, por exemplo, é o momento de pensar em estratégias de venda como promoção e serviços de entrega, além de diversificar e ampliar as formas de pagamento. Mais do que nunca investir no marketing é essencial. Pois quem não é visto não é lembrado. Todo recurso disponível deve ser aplicado em comunicação, para se manter presente e atuante na mente do cliente”, explica.
Retirada de um câncer de próstata foi a primeira cirurgia robótica do Espírito Santo, utilizando o robô Da Vinci Xi – sistema cirúrgico mais moderno do segmento do mundo. A cirurgia foi realizada ontem, às 8h, pela equipe de cirurgia urológica, e agora robótica, do Hospital Santa Rita. O paciente tem 63 anos e passa bem. O procedimento foi realizado pelos médicos Sérgio Riguete Zacchi, Marcelo Lamy de Miranda e coordenado pelo especialista em cirurgia robótica, o urologista Rafael Coelho, que veio de São Paulo exclusivamente para participar desse momento tão importante para a medicina capixaba.
Ontem, Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, condôminos da Mata da Praia foram para as varandas e acenderam uma vela às 18h, para fazer uma oração. Tocaram a música da família Padre Zezinho, rezaram a Ave Maria e o Pai Nosso, cantaram a música de Nossa Senhora da Penha e “Nossa Senhora” de Roberto Carlos. Foi emocionante!
A Praga de Atenas ou Peste do Egito foi uma epidemia que ocorreu pela primeira vez em 430 a.C. na, Grécia. O primeiro registro encontrado na modernidade foi de Tucídides no seu “livro” História da Guerra do Peloponeso. A epidemia originou-se na Etiópia, alcançando o porto de Pireu e rapidamente espalhou-se por Atenas, que estava confinada em péssimas condições atrás das muralhas, durante o cerco espartano. Matou durante os três anos 4.400 hoplitas e 300 cavaleiros, equivalendo, aproximadamente, de 1/4 a 1/3 das tropas, e a mesma proporção no restante da população.
O estilista Giorgio Armani, um dos mais clássicos da moda atual, anunciou, através de uma carta aberta ao mundo da moda, que está repensando a sua maneira de produzir. Na carta, ele também comenta mudanças e reflexões que devem ser consideradas em tempos de crise por causa da pandemia. Giorgio afirma que vai desacelerar e realinhar o seu sistema de produção com o intuito de se distanciar do formato fast-fashion, que acredita ser insustentável. “Chega de desperdício. Há três semanas que trabalho com minhas equipes para que, saindo do lockdown, as coleções de verão permaneçam nas boutiques pelo menos até setembro, como é natural que seja. Essa crise é também uma oportunidade maravilhosa para devolver valor à autenticidade: pare de ver a moda como um jogo de comunicação”, disse ele. Vale lembrar que Giorgio Armani foi um dos primeiros nomes a tomar uma atitude frente à pandemia. Em fevereiro, durante a semana de moda de Milão, quando o vírus começou a se alastrar pela Europa, ele decidiu fechar as portas do seu desfile e realizá-lo apenas via transmissão on-line. Depois disso, doou mais de um milhão de euros a quatro hospitais italianos.
Renatê Pimentel vai falar sobre superação do câncer hoje, às 14h, a convite de Aline Eisenlohr, no IG @mulherativa. Renata pede doações para lanches para pacientes e acompanhantes da Afecc, além de máscaras, que serão doadas por Rafaela Adami. Parabéns meninas!
Raíssa Saidler, Luisa Meirelles, Debora Leal, Carolina Neves e Denilson Machado (aquele fotografo de arquitetura super bacana dos livros Arqte) foram os primeiros convidados do projeto Meu Lugar (tema de abertura da Coluna de hoje), da arquiteta Mariah Cardoso. Está salvo nos destaques do @mariahcardosoarquitetura.
Mariah conta que, ao contrário do que pensava, a quarentena não está sendo um marasmo profissional. “Estou fechando vários projetos neste período. As pessoas finalmente entenderam que precisam olhar com carinho para suas casas”, conta.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória
A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. Sua marca é observar o jet set, o lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.