Advertido de que Nova York seria fechada, Dorion Soares antecipou sua volta, após dois meses acompanhando o andamento de projetos. “Vinha de um ritmo intenso, com projetos a mil, e como todo o mundo sofremos um impacto sem precedentes. Na chegada cumpri quarentena e, deste então, passo o isolamento em família”, conta. “Acredito que o que para nós é sofrimento, para Deus é tratamento. Seguimos com fé”, diz ele, que retomou as atividades da joalheria em escala do Governo. Logo terá que retornar a Nova York e Miami. para trabalho remoto. “Acreditamos em um retorno com mais velocidade para as nossas operações no mercado internacional e estamos focados nisso”, adianta.
Advertido de que Nova York seria fechada, Dorion Soares antecipou sua volta, após dois meses acompanhando o andamento de projetos. “Vinha de um ritmo intenso, com projetos a mil, e como todo o mundo sofremos um impacto sem precedentes. Na chegada cumpri quarentena e, deste então, passo o isolamento em família”, conta. “Acredito que o que para nós é sofrimento, para Deus é tratamento. Seguimos com fé”, diz ele, que retomou as atividades da joalheria em escala do Governo. Logo terá que retornar a Nova York e Miami. para trabalho remoto. “Acreditamos em um retorno com mais velocidade para as nossas operações no mercado internacional e estamos focados nisso”, adianta.
Trabalhar em casa pode não ser algo temporário. Márcia Gabriella Barros Mule, que tem empresa odontológica, já decidiu que alguns de seus colaboradores continuarão em home office após a pandemia. “Percebemos que esses funcionários se adaptaram bem a esse modelo. Além disso, pesquisas recentes mostraram que o teletrabalho traz um aumento entre 15% a 30% na produtividade do colaborador”.
O médico especialista em radiologia Libório Mule é do time que acredita no equilíbrio entre prevenção e manutenção da economia: “Não adianta ficarmos trançados e não girarmos a economia e, consequentemente, sofrermos a recessão econômica. Acho que o nosso governo do Estado está no caminho certo dosando entre a liberação do comércio e demais atividades com regras e ao mesmo tempo seguindo as orientações do Ministério da Saúde com as restrições necessárias”.
A retirada, com sucesso, de um cisto raro no cérebro, feita pela equipe de neurocirurgia do Hospital Santa Rita, ganha espaço na revista Cureus Journal of Medical Science – publicação internacional e indexada, o que significa reconhecimento de mérito e aval à qualidade e relevância científica dos artigos. O caso está na edição Cureus 12(4): e7825, publicado no dia 25 de abril de 2020, e aborda um cisto raro no cérebro de um paciente com 36 anos e que causava aumento crônico da pressão intracraniana. O paciente apresentava história progressiva de dor de cabeça que piorava com movimentos ou quando tossia. A análise por ressonância magnética, segundo o neurocirurgião Tiago Madeira, da equipe de neurocirurgia do Santa Rita, mostrou a presença de um cisto coilóide que obstruía o ventrículo – um tipo raro de tumor benigno no ventrículo lateral, pois geralmente ele surge no 3º ventrículo.
O Espírito Santo é o único estado federativo que possui nota A na Secretaria do Tesouro Nacional. Essa nota refere-se à Capacidade de Pagamento do Estado (Capag). Mesmo assim, a crise sanitária vai impactar a economia capixaba. A dúvida é sobre qual será a magnitude desse choque econômico. Artigo do editor-chefe da Apex Partners, Luan Sperandio, prevê três cenários possíveis para as contas públicas do estado, segundo os dados do Boletim Extraordinário pelo Núcleo de Avaliação de Tendências e Riscos do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). Neste documento, estão sob análise as condições atuais sobre o avanço da pandemia no Brasil e no mundo, além dos desdobramentos da crise do petróleo, em virtude de suas quedas de preços.
Marina Frauches e Bruno Sposito com Baby Guigo: ar puro das montanhas e contagem regressiva para o fim da pandemia.
Todo ano, Bruno Leão apresenta as audições de piano e teclado com seus alunos. Agora, ele ensina no formato on-line, com muito sucesso. Daí o novo projeto: uma audição virtual, para mostrar o que os alunos estão em casa. Será no IGTV @brunopianoeteclado e Facebook, todo domingo, às 20h30, com apresentação dele; e de segunda a sexta-feira, às 20h30, com alunos. Na próxima semana se apresentam Daniele Andrade, Pedro Abaurre Silveira, Gilda Bonadiman, Valeska Oliveira e Regina Bossanel, No domingo, Bruno toca “ComeçariaTudo Outra Vez”, de Gonzaguinha.
“O restaurante moderno, com seu chef e seus empregados, com cardápios e toalhas de pano, aquele lugar aonde você vai para matar a fome (do corpo e do espírito), é uma das poucas consequências felizes da Revolução Francesa. Isso e a cabeça de Maximilien de Robespierre, é claro. O crítico gastronômico William Sitwell tem um livro a respeito (intitulado, tão só, “The Restaurant”) em que explica essa dádiva acidental: com a destruição da aristocracia francesa, milhares de chefs e empregados ficaram sem trabalho. Alguns, como Gabriel-Charles Doyen, chef privativo de Marie Antoinette, perderam mais que o trabalho: a cabeça, para ser específico, sobretudo quando exigiram dos jacobinos novas colocações de emprego. Outros democratizaram a experiência gastronômica dos velhos palácios. Como? Abrindo restaurantes, ou seja, lugares de “restauro” onde, por uma soma qualquer, era possível provar certos pratos (e certas adegas) que anteriormente estavam reservados à fidalguia”. Trecho de texto de João Pereira Coutinho, escritor e doutor em ciência política pela Universidade Católica Portuguesa, sobre a ideia de que os restaurantes não serão mais os mesmos após a pandemia.
Trocar alimentos e produtos de higiene pessoal por máscaras de proteção facial. Esse é o objetivo do Drive-Tru Solidário, uma ação que vai acontecer na Praça dos Namorados, em Vitória, neste domingo (17), das 10h às 16h.
Escolas de samba da Grande Vitória se mobilizaram e estão fazendo uma corrente de bem. “Além de estarem utilizando a mão de obra de diversas pessoas que fazem parte do carnaval, como costureiras que confeccionaram máscaras, diversas campanhas de doações foram organizadas por agremiações para auxiliar a comunidade e adjacências”, diz o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial, Edvaldo Teixeira.
Nathália de Paulla pretende expandir seu negócio de lojas colaborativas. O novo espaço que será inaugurado em Jardim Camburi irá reunir arte, dança, gastronomia, moda autoral e muita cultura.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória
A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. Sua marca é observar o jet set, o lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.