Ago 2022
1

ANDREA PENA Coluna Social

Ago 2022
1

ANDREA PENA Coluna Social

Positano, Itália

Monica Medina Pretti com as filhas, Ana Luiza e Maria Fernanda, e a mãe, Lucia Bermudes: férias na Riviera Italiana. O passeio começou pela Costa Amalfitana, passando por Positano, Ravello e Capri, depois seguiu para Roma e Florença. “Os bons restaurantes estão bookadíssimos (todos necessitam reserva), principalmente em Capri, Roma e Florença”, conta Lucia. Em Florença, recomenda o Buca Mario, de 1886.

Ana Luiza, Monica e Maria Fernanda Medina Pretti,, Lucia Bermudes
Ana Luiza, Monica e Maria Fernanda Medina Pretti,, Lucia Bermudes
Michele Barroso e Geciana Guarçoni

Arte Contemporânea

Michele Barroso e Geciana Guarçoni: vernissage de Antonio Bokel. Foto: Cacá Lima

Michele Barroso e Geciana Guarçoni

Responsabilidade social

Leitor da Coluna que é produtor rural escreveu para questionar a responsabilidade social da Suzano com os pequenos fornecedores de eucalipto. É que o diesel subiu absurdamente e não houve correção no valor da madeira, que está bem aquém da inflação real. “Quem precisa de dinheiro está entregando a produção a qualquer preço. Quem tem contratos a cumprir está sendo escravizado”, desabafa. Segundo ele, a empresa tem margem para pagar melhor. Registro feito.

'Menos trauma'

O médico anestesista Pedro Dettogni defende a anestesia para adormecer ou manter a criança relaxada durante um procedimento médico. “O famoso cheirinho nada mais é que a anestesia geral inalatória. É um tipo de anestesia segura e confortável quando administrada por um especialista”, diz. Para ele, a prática é indicada até em pequenos procedimentos, diminuindo o trauma na criança e nos seus familiares.

Mãe e filha

Liz e Flavia Daroz: coquetel de abertura da exposição “A Poesia está no Verso”, na Matias Brotas. Foto: Cacá Lima

'Cura, alegria e energia'

Dani Brandão se lança como DJ. Empresária do setor de logística, ela já atuou no mercado de festas e eventos. A nova paixão surgiu quando resolveu tocar na própria festa de 40 anos. Estudou mixagem na Toro College e foi fisgada pelas batidas eletrônicas. “Sempre fui apaixonada por música. Acredito que ela nos conecta conosco e com outro, além trazer cura, alegria e energia”, comemora.

Dani Brandão

Esportes x lesão nos ombros

Por Luiz Felipe Giacomelli*

É fato que esportes como o beach tennis, crossfit e canoagem conquistaram os capixabas. Mas o não preparo para a prática destas modalidades têm ocasionado o aumento de lesões, principalmente nos ombros. Por ser a articulação com maior amplitude de movimento do corpo humano, o ombro naturalmente já é mais suscetível a lesões, sendo as mais comuns a tendinite e a bursite, que causam dor e perda de mobilidade. O principal motivo é o atleta não estar preparado para receber toda a carga de estresse que estas atividades provocam. O ideal é buscar orientação de um profissional para avaliação e fortalecimento de braços e ombros, para prevenir lesões por movimentos repetitivos. Quando há lesão, a terapia manual é uma das técnicas recomendadas para correção da biomecânica articular dos ombros. Ela reduz a dor, devolve a mobilidade e amplitude de movimento e traz conforto ao paciente.

* Luiz Felipe é fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Esportiva.

Hi-Lights

Vanessa Endringer e Dayane Fasolo estão entre as madrinhas do projeto A Loja Vazia em prol da Associação Albergue Martim Lutero. A instituição, localizada em Tabuazeiro, em Vitória, será beneficiada com as doações realiza das de 30 de julho a 3 de agosto.

Juliana Leal, Cris Dockhorn, Renata Aguirre, Luciah Carvalho, Juliana Magalhães e Luciane Ventura recebem na Loja Vazia do Shopping Vitória dias 4 a 7 de agosto para recolher doações que vão para o bazar da Amaes, em prol de pacientes autistas.

A palestra de Luiza Bomeny que seria realizada amanhã, na Innovare, em parceria com a ABD, foi cancelada. A palestrante se recupera de um problema de saúde, ainda sem previsão de retorno às atividades.

Um dos empresários mais influentes do Brasil nas últimas quatro décadas, Abilio Diniz decidiu não assinar o manifesto que será lido em São Paulo num ato no dia 11 de agosto, por empresários e banqueiros. “Quero assumir uma posição de neutralidade para ajudar o Brasil”, disse.

Por falar em banqueiros, eles não estão nada satisfeitos com os bilhões que deixaram de arrecadar com o advento do Pix. Os bancos ganhavam em média R$ 10 a cada transferência para terceiros. Agora, ganham zero. Obrigada, Roberto Campos Neto!

Com um investimento de cerca de R$ 350 mil, Roberto Prado, diretor da Imarket, empresa capixaba que atua no segmento de mercados autônomos também em condomínios e empresas com a marca Market4u inaugurou a terceira unidade da Zaitt do Estado na Praia da Costa.

A poda das árvores da Rio Branco causou comoção ontem. Mas, segundo o vereador Armandinho Fountoura, era apenas ‘levantamento de copa’. Somente quatro serão retiradas para a construção da ciclovia. E oito serão plantadas.

Ainda segundo Armandinho, a PMV é referência em preservação de árvores no Brasil. As nossas amadas castanheiras, segundo ele, destroem o calçamento. Que venham árvores lindas e frondosas pois elas diminuem (e muito) a temperatura no verão.

Alunos de Vitória conquistaram 62 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica deste ano. Foram34 medalhas de ouro, 12 de prata e 16 de bronze. Bem-vindo agosto!

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.