Dez 2024
30

ANDREA PENA Coluna Social

Dez 2024
30

ANDREA PENA Coluna Social

Bodas em Dezembro

Marcella Surlo e Paulo Amaral casaram a filha Luisa no último dia 7. Os noivos seguiram para Lua de Mel na Tailândia.

Axé e Pagode

Ane Zorzanelli e Marinho Severgnini em show de axé e pagode no Multiplace Mais.

A cor de 2025

O Réveillon está chegando e as pessoas já começaram a pensar no que querem atrair para o ano que vem. Tão importante quanto definir as metas para 2025, é escolher a cor certa para passar a virada do ano. Afinal, cada cor tem um simbolismo especial seja para atrair amor, prosperidade, saúde ou paz. Segundo os numerólogos, a cor de 2025 é o Amarelo Ouro. Isso porque essa cor está diretamente ligada ao número do ano, que é o 9, trazendo consigo energias de fechamento de ciclos, prosperidade, luz, expansão mental e otimismo.

Lei do Bem

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) atualizou os dados de 2023 relativos às empresas que desenvolveram inovações e procuraram obter incentivos fiscais através da Lei do Bem. Ao todo, 3.878 organizações apresentaram projetos em busca do benefício, o que representa um aumento de 11% em relação a 2022, quando foram 3.493 empresas. Rodrigo Miranda, CEO da G.A.C. Brasil o crescimento foi tímido. Ele esperava que a participação subisse ao menos 20%, como ocorreu em anos anteriores.

CN em Trancoso

A talentosa Carolina Neves brilhou em 2024, expondo seu trabalho pelo mundo. Agora suas joias estão expostas na Namix, em Trancoso, boutique que reúne peças autorais de designers nacionais. Para o espaço, ela fez uma seleção exclusiva com a bossa da Bahia. Aliás, Carolina Neves, Trancoso e a magia da Bahia têm tudo a ver.

Pré-Reveillon Mais

Hoje tem show do Pré-Reveillon com Bruno e Marrone e Glauco, na Multiplace Mais que promete ferver a pista com os ícones música sertaneja e os clássicos do pagode romântico.

Tributos na Ceia

Ao planejar a ceia de Ano Novo, os consumidores brasileiros precisam se preparar para lidar com uma carga tributária significativa, especialmente em produtos como bebidas alcoólicas. Segundo levantamento do advogado tributarista Samir Nemer, os tributos embutidos nos preços de itens típicos da ceia podem ultrapassar 60%, com o vinho importado liderando o ranking, com 64,57% do valor final destinado aos cofres públicos. “A tributação brasileira é extremamente onerosa sobre o consumo, especialmente em produtos considerados supérfluos, como bebidas alcoólicas. O vinho importado, por exemplo, é um dos itens mais taxados, o que explica os preços elevados nas prateleiras”, explicou Nemer. As bebidas nacionais,  possuem tributos menores, mas ainda altos: 45,56%. A cerveja, bastante consumida nas festas, tem uma carga tributária de 39,07%. Já os alimentos tradicionais da ceia apresentam percentuais de impostos menores, embora ainda relevantes. Peru, Chester e pernil, por exemplo, têm 35,78% de seu valor final composto por tributos, enquanto as lentilhas, símbolo de prosperidade, possuem 35,30%. Produtos básicos como arroz (17,51%) e frutas (23,30%) são menos impactados devido ao princípio da essencialidade, ou seja, importantes para a sobrevivência e bem-estar do cidadão. “De modo geral, os alimentos têm carga tributária mais baixa, mas isso não significa que o impacto no orçamento das famílias seja pequeno, especialmente para aquelas de menor renda”, alertou Nemer.

Hi-Lights

Bruno Lawall, proprietário do Multiplace Mais, recebeu muitos elogios com a estrutura repaginada, com acessibilidade, e muito bem cuidada. E está animado para promover um lindo festival de verão, na comemoração dos 25 anos do Mais.

A febre oropouche está pegando geral. O Dr. Alhender Bridi foi mais uma vítima e recomenda o uso de repelente nessa época do ano, já foram mais de 11 mil casos registrados em estados brasileiros.

Hoje tem Pré-Réveillon ao som de Wesley Safadão e Natanzinho Lima no P12 Guarapari. Os fenômenos da música brasileira são os responsáveis por ferver essa noite de 30 de dezembro, já em clima de virada de ano.

AP está de férias e a coluna de hoje é assinada pela interina Lara Zouain.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.