Jan 2025
2

ANDREA PENA Coluna Social

Jan 2025
2

ANDREA PENA Coluna Social

Virada na Privilége

Ricardo Barreto e Murilo Fanchioti em Búzios, onde escolherem o Reveillon da Privilége para virar o ano ao som de Dubdogz.

Quando em Trancoso...

A dupla Mariana Clark e Rhaissa Uliana na festa Saravá, em Trancoso! Musas!

Mesa de Paz

Abraham Maslow teve uma visão enquanto dirigia seu carro. A partir dali, ele iniciaria uma reflexão que revolucionaria a psicologia.⁠ Ele viu pessoas sentadas ao redor de uma mesa, falando sobre “a natureza humana, o ódio, a guerra e a paz, e a fraternidade”.⁠ O mundo vivia o rescaldo do ataque a Pearl Harbor, em 1941, quando o Japão bombardeou a base naval americana no Havaí durante a Segunda Guerra Mundial.⁠ “Eu era velho demais para entrar no exército. Foi nesse momento que percebi que o resto da minha vida deveria ser dedicado a descobrir uma psicologia para a mesa de paz. Esse momento mudou toda a minha vida”.⁠ De repente, o psicólogo americano sentiu que “deveria tentar salvar o mundo e evitar as guerras horríveis.⁠ Queria demonstrar que os humanos são capazes de algo maior do que a guerra, os preconceitos e o ódio.”⁠ Essa visão foi contada, em 1968, a Mary Harrington Hall, da revista Psychology Today.⁠ Dois anos depois, aos 62 anos, Maslow morreria após sofrer um ataque cardíaco.⁠ Seu legado, afirmam os estudiosos de sua obra, não só perdurou, mas, em tempos de turbulência, é uma fonte de esperança. ⁠

Mais perto do Sol

Por séculos, as pessoas estudaram o Sol, mas você não sente a atmosfera de um lugar até que realmente vá visitá-lo” Uma sonda espacial da Nasa (Agência Espacial Americana) entrou para a história ao fazer uma aproximação inédita do Sol.⁠ A sonda solar Parker mergulhou na atmosfera externa de nossa estrela, suportando temperaturas brutais e radiação extrema.⁠ Ela ficou incomunicável por vários dias durante esse sobrevoo escaldante.⁠ Os cientistas receberam um “sinal de vida” da Parker Solar Probe pouco antes das 2h (horário de Brasília) desta sexta-feira (27/12).⁠ A Nasa informou que a sonda está “segura” e operando normalmente depois de passar a apenas 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar.⁠ Essa distância pode não parecer tão próxima assim, mas Nicola Fox, chefe de Ciência da Nasa, coloca os números em perspectiva: “Estamos a 149 milhões de km de distância do Sol. Então, se eu colocar o Sol e a Terra a um metro de distância, a Parker está a quatro centímetros do Sol. Ela está bem perto.”⁠ A esperança é que a sonda possa nos ajudar a entender melhor como o Sol funciona.⁠”Não podemos realmente sentir a atmosfera da nossa estrela a menos que voemos perto dela”, diz Nicola Fox.

Cheers!

Tatiana Coutinho em noite de brinde de arquitetos e decoradores.

Brunch

Jaque Pretti e Rose Frizzeira em brunch da Grand Construtora, em Guarapari.

O poder do X

O bilionário Elon Musk tem exaltado o Twitter como um bastião da liberdade de expressão desde que adquiriu a plataforma de rede social, há dois anos.⁠ Mas, ao longo de 2024, o X, como agora é chamado, evoluiu do que parecia ser uma praça pública comunitária para um centro polarizado em que as opiniões e publicações parecem ainda mais controversas.⁠ Certos perfis que compartilhavam informações enganosas sobre política e notícias — alguns dos quais foram acusados de incitar ódio — ganharam destaque recentemente.⁠ E tudo isso é importante porque o X pode não ter tantos usuários quanto outras plataformas de rede social, mas parece ter um impacto significativo nas discussões políticas.

Fonte: BBC News⁠

Hi-Lights

Dentre os grupos de capixabas em Noronha, Kaiky Plaster e Camilla Cabral também escolheram a Ilha como destino para abrir o ano.

Melina Pitanga, Rogério Abreu, Ohanna Sgaria foram alguns dos presentes no Reveillon do Clericot, na Curva da Jurema.

Carolina Pimentel escolheu Caraíva para encerrar 2024. Com um look boho e um toque roots cheio de personalidade, ela incorporou a vibe da vila.

AP está de férias e a coluna de hoje é assinada pela interina Lara Zouain.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

A jornalista Andrea Pena registra os melhores momentos da vida social no Estado e mundo afora. ​Sua marca é ​observar o ​jet set, ​o ​lifestyle, as tendências e o comportamento, prezando sempre pelo fator novidade.