Na Fazenda Tamburi, onde HD relembrou passagens de sua infância.
Festa de carinho e amor
Isso aconteceu domingo na Fazenda Tamburi, com mais de 200 anos, reduto principal da Família Dórea, distante 12 quilômetros do centro de Feira de Santana, a segunda maior e mais importante cidade do Estado da Bahia. Ali, foi preparado um super almoço em comemoração aos 97 anos do meu irmão Adroaldo Dórea. Foi uma glória estar presente com as três mulheres que mais amo: Regina, Helia e Helina. Vejam as fotos…
O aniversariante Adroaldo Dórea e seus filhos André, Cristina, Mariangela e Miguel.
Com Regina, Helia e Helina na Fazenda Tamburi.
O super encontro
O almoço de homenagem que aconteceu na Fazenda Tamburi, onde passei minha infância e muitos dias, depois de adulto, teve como anfitriões os filhos, André com sua mulher Nilse, Cristina e seu marido Hugo, Mariangela e seu marido Fernando Marques e Miguel, que foi o nosso parceiro do vai e vem em Feira de Santana e adjacências. Além dos filhos do aniversariante, presenças também dos sobrinhos Cesar, Ivan, e Fabiane com o marido Luciano, a turma de netos e os 13 bisnetos.
Meu bom baiano
No almoço de domingo, a gente tinha de tirar o chapéu para Nilse, mulher de André Dórea. Tudo começou com acarajé e abará, depois os saborosos pratos, Caruru, Frigideira de Maturi, Vatapá, Feijão de Corda e por aí. Decididamente saborosos. Na sobremesa, destaque para a Cocada de Ouricuri, Caju em calda e outras inesquecíveis. Claro que teve bolo e as palavras dos filhos Mariangela e Miguel. Para resumir: um encontro inesquecível!
Nilse e Andre Dórea. Ao lado, Mariangela Dórea e Fernando Marques.
Vitória – Salvador – Feira
De Vitória a Salvador de avião, dura no máximo 1h20. De Salvador até Feira de Santana, dura 1h20, coincidentemente. A estrada em bom estado de conservação tem 4 pistas, 2 para ir e 2 para voltar. Feira de Santana é chamada pelos baianos de “Princesa do Sertão”. Dali, partem várias estradas para o sul, norte e oeste da Bahia. É considerada também, como a Porta do Sertão. Atualmente tem 800 mil habitantes.
Movimento
Salvador, que tinha o nome de Bahia, foi a primeira capital do Brasil, fundada em 1549. Patrimônio Mundial da Unesco, Salvador é conhecida no mundo inteiro, e só no último carnaval recebeu 2,8 milhões de turistas. –Um detalhe: cada cabine do Elevador Lacerda, que leva moradores e turistas da Cidade Baixa para a Cidade Alta, cabem 27 passageiros. O elevador é rápido e está sempre lotado, dia e noite.
Adroaldo Dórea e seu filho Miguel com HD e sua Regina.
Cristina e Hugo Dórea com a filha Fernanda e o genro Thiago Barreto.
A arte de bem receber
Noite de sábado em seu belo apartamento em Feira de Santana, meus sobrinhos Cristina e Hugo Dórea receberam para um jantar em nossa homenagem. Nesse encontro Cristina, que é filha do meu irmão Adroaldo, demonstrou alta categoria na arte de bem receber. Savoir faire a toda prova.
Flashes
Bom dia
Franco Bastos e Ana Paula Guerzet
Quem for a Salvador a Coluna HD sugere o restaurante Amado, que fica na Cidade Baixa, ao lado da Marina e próximo ao famoso e histórico Mercado Modelo. A casa é muito bonita e a comida saborosa.
Outra sugestão da Coluna HD, em Salvador, é visitar a Igreja de São Francisco, internamente moldada em ouro, considerada por muitos como a mais bela e impressionante do mundo.
Mais um detalhe da Família Dórea em Feira de Santana: foram plantadas por André, nos arrredores da casa, mudas da árvore Tamburi, que dá o nome a fazenda, há mais de 100 anos.
Cumprimentos especiais hoje da Coluna HD para Morena Espíndula, que também está aniversariando e recebe o abraço da Coluna HD.
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo vai lançar a Comenda Gerson Camata, homenageando seu legado político e cultural. O projeto é do deputado Marcelo Santos, presidente da casa, em torno dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil.
Começa quinta-feira (22) e segue até domingo (25), na Praia de Santa Cruz, o Festival Gastronômico Aracruz Sabores. O evento vai reunir o melhor da gastronomia local.
Renata Epchin aniversariou e não deixou passar em branco. Comemorou a data no melhor estilo ao lado de seu querido Silvio Amin.
O especialista em dor crônica André Felix coordena mais uma edição do Fevereiro Roxo, sábado (24), na Praia da Guarderia. O evento gratuito tem como objetivo conscientizar sobre a fibromialgia.
Amanhã e quinta-feira (22), o Teatro Sesc Glória recebe a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, com a participação especial do maestro inglês Neil Thomson.
A dermatologista Livia Lavagnoli, que atua em Belo Horizonte, se junta ao time de profissionais do Spindola Estética Humanizada, em Vitória. Ela é especialista em cabelos e transplante capilar.
Erica Neves e Amarildo Santos, diretores da Associação Brasileira dos Advogados (ES) convidam para mais um “Desvendando o Jogo”, que tem o propósito de despertar o empreendedorismo nos advogados. Um encontro quinta-feira (22).
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória