As irmãs Margareth e Beth Dalcolmo com sua filha Luisa e a neta Eliza Maria, afilhada da anfitriã
GENTE VERY IMPORTANT
A casa no Rio de Janeiro do professor Candido Mendes, intelectual de destaque, reitor e membro da Academia Brasileira de Letras, e sua mulher, a capixaba Margareth Dalcolmo, exímia pneumologista radicada no Rio, recebeu um grupo especial para comemorar os 90 anos dele. A residência dos dois, na Lagoa, parecia uma academia de letras. Só deu intelectuais e amigos very important. Um belo jantar para 80 amigos, entre eles outra capixaba bacana, Beth Dalcolmo, cunhada do aniversariante. Detalhe: ausências sentidas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do senador Cristovam Buarque e da amiga Nelida Pinon, que enviaram cartas afetivas. Vejam as fotos especiais de Cristina Granato para a Coluna HD…
O aniversariante Candido Mendes e sua mulher Margareth
Bebel e Paulo Niemeyer com o aniversariante
Esse De Prá é demais
Se eu for promover uma festa não terei nenhuma dúvida em convidar Alessandro De Prá para comandar a parte musical. Além do bom gosto em selecionar as músicas sabe também apresentar os artistas. Por outro lado, eu escolheria como local da festa o novo espaço do Itamaraty Hall, que fica na área externa em frente a grande pedreira, hoje, toda “maquiada” e iluminada. Isso é ideia da incomparável Penha Lima, aquela que é Correa.
Areia Preta
Na década de 50 encontrei em Guarapari um amigo baiano. Ele era diretor do jornal A Tarde, o mais importante. Trata-se de Enadio Moraes. Entre um papo e outro ele disse: “todos os anos passo minhas férias aqui e frequento a Praia da Areia Preta. Tenho um problema de reumatismo que afeta o movimento dos dedos das minhas mãos. Depois de curtir a praia volto bom para Salvador. Quando o problema volta, retorno a Guarapari”. – Com a palavra os médicos especializados no setor.
Na fazenda Maravilia, de Marilia e Otacilio Coser em Pedra Azul, Martha Paiva, Let Pernambuco, Carlota Gottardi e a anfitrã
Cais das Artes
A notícia boa que circula pela cidade, principalmente para quem gosta de artes, é o reinício das obras do monumental Cais das Artes que, sem dúvida alguma, será o principal ponto cultural da cidade. Será também o mais importante marco turístico da ilha.
De futebol
Sem dúvida o jogo entre o Brasil e a Croácia foi um encontro morno. Evidente que foi um amistoso antes da Copa e os jogadores jogam devagar para evitar contusões. Importante é que vencemos por 2 a 0. Neymar, que só jogou no segundo tempo, abriu o placar com aquela categoria de sempre.
Em viagem pela Espanha, Denise e Getulio Azevedo “matando as saudades de Madri”
O belo santuário de Anchieta
Um acontecimento marcante da história e cultura do Espirito Santo ocorreu em Anchieta para assinatura do início das obras de restauração total da igreja Nossa Senhora da Assunção, daquela cidade. Esta igreja foi construída em 1579, pelo Padre José de Anchieta e tombada pelo Iphan em 1943, símbolo da presença jesuíta no Brasil. Nesse encontro, presença do governador Paulo Hartung, deputado federal Evair de Melo, Fabio Schartsman, presidente da Vale, Fernanda Farah, do BNDES, bem como a presidente do Iphan, Katia Bogéa. Detalhe: a Vale é patrocinadora da primeira etapa.
Flashes
Bom dia
Paola Trindade
O jantar de Margareth e Candido Mendes, considerado quase uma reunião da Academia Brasileira de Letras, contou com buffet de Gustavo Carvalho, flores de Cristina Mendes e doces by Myriam Tironi, diretamente de Vitória.
Sábado, fui degustar uma moqueca de camarão no Gaeta, restaurante dos meus amigos Idalina e Inhozinho Matos. Às 16 horas, quando cheguei, a casa estava totalmente lotada. Eram os romeiros do “Passos de Anchieta” que fizeram uma pausa para almoçar.
Amigo carioca que chegou de Portugal semana passada falou para a Coluna HD que de tantos cariocas morando em Cascais, puseram lá o apelido Leblon de Portugal. Daqui de Vitória já tem muita gente morando em Lisboa e adjacências.
Marlon Vianna vai receber dia 17, no Mokai Ilha do Boi, para o evento “Copa da Capa”, que será a estreia do Brasil na Copa do Mundo, quando ele também vai comemorar seu aniversário com muitos amigos e gente querida. O evento terá início às 13h30, com pausa para o jogo às 15 horas, encerrando com aquele sunset caprichado.
Esta é do famoso advogado Paulo Lins e Silva, especializado em Direito de Família: “A crise no Brasil é tão grave que as pessoas não estão mais se separando para evitar despesas”.
Em um restaurante em voga da nossa Praia do Canto, o engenheiro José Britto de Oliveira recebeu um grupo bem amigo para comemorar seu aniversário. Desse grupo fizeram parte sua mulher Iandeci Zanol, Terezinha Calixte, Tieta e Ronaldo Nascimento.
O embaixador José Carlinhos Fonseca e sua querida Monica comandavam animada mesa no Day By Day, no final de semana, acompanhados de Giovana Chiabai e o juiz de Direito Ricardo Chiabai. Zé Carlinhos afastou-se de suas funções no governo Estadual e dentre em breve partirá para novas conquistas.
Desembarcando no novo e bonito Aeroporto de Vitória, Juju Menegatti Tonini, uma das capixabas que mais viaja para o exterior. Dessa vez ela chegou de Las Vegas, a melhor cidade dos Estados Unidos para diversão.
Por falar em viagem, Alberto e Elizabeth de Souza chegaram recententemente da Ásia onde deram uma boa e longa circulada. Mesmo assim, já estão marcando uma viagem por várias cidades da Alemanha com término em Paris. Isso vai acontecer quando setembro chegar.
O médico Adico Lacy Barros Junior aniversariou sábado (2) e não deixou por menos. Reuniu um grupo de amigos mais chegados para papos e drinques. Tudo aconteceu na bucólica Ilha das Caieiras, lugar que ele gosta.
Rachel e João Guido Avanza estão sorrindo largo. Acontece que chegou Marcel, segundo neto, filho de Marcel Avanza e Juliana Stelzer Zardo. Esta é mais uma dádiva de Deus.
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória