“Adoro ler. Amo escrever”. Assim começou um papo amigo e simples com minha afilhada Manoela Ferrari, especial para esta coluna. Jornalista e escritora essa menina nasceu em berço esplêndido, filha do jornalista Marilio Cabral, de Sonia Cabral, cultura a toda prova e irmã do excelente pianista Manolo. Sempre acompanhei de perto a trajetória de Manoela e assim posso dizer que ela passou em primeiro lugar no vestibular para comunicação da Ufes, em 1984. No mesmo ano, passou em oitavo lugar na PUC. Sempre brilhando.
Depois de se formar pela PUC, Manoela trabalhou como estagiária na Editora Rio da TV Globo e como repórter de vídeo contratada em 1988, na extinta TV Manchete. Na sequência, apresentou o programa de Arte e Cultura no “caderno 2” na TV Educativa. Respondendo a mais uma pergunta ela frisou em ênfase: “Nunca fez parte dos meus sonhos escrever um livro. Tudo aconteceu por acaso.”. Disse mais: “Hoje sou uma jornalista que escreve livros”. Com 17 livros publicados, entre autoria e organização, atesta o seu notório talento.
Um dos trabalhos da minha querida Manoela, que me chamou muita atenção, foi sobre o grande cronista Rubem Braga. Isso aconteceu em 2004, entrevistando a Gracinha Braga de Abreu, irmã do cronista e os sobrinhos Afonso e Beatriz, que são gêmeos. O texto repercutiu na Academia Brasileira de Letras e o seu então presidente Arnaldo Niskier, pediu autorização para publicar no jornal da academia. Daí em diante ela passou, atendendo convite, a escrever permanentemente no jornal. Para finalizar nosso ligeiro papo: Manoela é a mais nova imortal da Academia Feminina Espírito-santense de Letras.
Neste Dia Mundial sem Tabaco, dados da Ocean Conservancy indicam que mais de 2 milhões de bitucas foram recolhidas durante limpeza nas praias e que esse resíduo já ultrapassa a taxa de poluição de canudos e garrafas plásticas. Segundo Mirela Souto, gestora de comunicação da Marca Ambiental, “a Organização Mundial da Saúde alerta que o número de fumantes no mundo chega a 1,6 bilhão, por isso é necessário refletir sobre esse descarte. As bitucas de cigarro, por serem tóxicas, são grandes vilãs ambientais”.
A pandemia está mudando comportamentos, gerando mudanças e tomadas de decisões rápidas. Em torno disso, Celinha e Lucas Izoton com sua marca Cobra D’agua, que atuava exclusivamente com roupas, calçados e acessórios, foram obrigados a repensar o seu modelo de negócio e também passaram a criar máscaras protetoras, atualmente algo essencial para a nossa saúde. Em pouco tempo, já estão atendendo centenas de empresas em todo o Brasil e lançaram agora sua Coleção Fashion. (foto)
Foi o governador Jones dos Santos Neves, em momento muito inspirado, quem criou em 1954, a Faculdade de Música do Espírito Santo, a nossa Fames, que veio marcar mais uma era na arte musical. E para celebrar o seu 66º aniversário, em tempo de distanciamento social, professores e alunos da escola lançaram sexta-feira (29), um Split Screen Video com diversos instrumentos e vozes, todos gravados de casa. “O Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos, foi a música escolhida, que emocionou a todos. A iniciativa foi da professora Paula Galama.
Bom dia
Marcelo Lima e sua filha Valentina
Zezé e Gilson Mansur passam essa fase de recesso em sua casa na Mata Praia. Ele, para não perder o costume, vai uma vez por semana vistoriar seu bonito sítio em Santa Teresa, onde faz plantio de mata nativa e recuperação de nascentes.
O Instituto Movive, presidido por Cristina Puppim, realiza a partir de amanhã a tradicional Semana do Meio Ambiente. A edição 2020, que terá uma programação de lives e um minicurso on-line, com o tema “Protagonismo social: em busca de uma identidade mais sustentável”.
Xuxa e Leticia Spiller, duas bacanas da televisão brasileira, entraram de corpo e alma em defesa dos refugiados, via ONU. Detalhe: ambas são descendentes de imigrantes.
Enquanto outras emissoras de televisão estão demitindo artistas e funcionários, a Record está contratando. É o caso do apresentador Reinaldo Gottino que estava na CNN Brasil.
A pior manchete de ontem em jornal do Rio: “Com mil mortes diárias, Brasil ainda não chegou ao pico da epidemia”. Até quando nosso país vai aguentar isso? Só Ele para nos salvar.
A pandemia está servindo para alguma coisa. Ajax Camacho e Ingrid Zavarezzi estão desenvolvendo a série "Lockdown", cuja trama é inspirada na pandemia. Paloma Bernardi, Nicola Siri e Vanessa Gerbelli estão no elenco.
O bem-sucedido empresário Walter Piana deixou o isolamento forçado em Vitória, pegou seu novo avião e foi curtir a gostosa e histórica Porto Seguro. Com ele, os filhos Giovane e Walter Filho. Desse passeio vão surgir negócios.
Sem recepção, por motivos óbvios, a charmosa Eliana Oliveira e o empresário Nirson Schuwambak casaram-se tendo ao lado só os padrinhos e alguns parentes mais chegados. From Linhares.
Por falar em Linhares, esta é do meu chapa Deni Almeida da Conceição: “Estou feliz porque aos poucos Linhares está voltando a sua normalidade. Isso é muito bom”. Claro que ele está falando da pandemia.
Em período de pandemia, as lives nas redes sociais vem crescendo no Brasil e este aumento na audiência chega a 50%. Sobre isso, a tricologista e terapeuta capilar Camila Zanoni afirma que tem sido uma ótima opção para aproximar e não perder o vínculo com os clientes.
O deputado Delegado Danilo Bahiense preside amanhã a primeira reunião virtual da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembleia. O coronel Alexandre Ramalho, secretário da Segurança Pública, vai falar das novas políticas no setor.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória