Selecione uma data
Mar 2024
8
Margareth Dalcolmo, renomada pneumologista e pesquisadora.

Mulher destaque

Capixaba de renome nacional e mundial. No Dia Internacional da Mulher apresento Margareth Pretti Dalcolmo, que orgulha o Espírito Santo. Para publicar seu currículo seria necessário todo o jornal. Formada em Medicina pela Emescam, fez residência médica na Fundação Oswaldo Cruz e doutorado em pneumologia na Escola Paulista de Medicina, na Unifesp. Foi uma das pioneiras na luta contra o tabagismo. É membro titular da Academia Nacional de Medicina e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Resumindo, muitos livros escritos, foi casada com o imortal Candido Mendes e tem como irmãs Beth e Rosangela Dalcolmo, que residem em Vitória. É a grande homenageada de hoje.

Compartilhe
Mariza Coser: destaque aqui e no Rio.
Rita Garajau: talento a toda prova. (foto Camilla Baptistin)

Mulheres inesquecíveis

Elas já nos deixaram, mas são inesquecíveis para o titular desta Coluna. São elas, Arlete Pernambuco, Amelia Loureiro Castro, Alice Murad, Odete Murad, Aliete Ferreira Dias Lopes, Lourdes Benezath Abaurre, Maria Dalla Brotto e Maria de Oliveira Dórea. Eterna amizade. Eterna gratidão.

Mulher na indústria

A empresária Cris Samorini é a primeira mulher a ocupar o importante cargo de presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo, a nossa Findes, que tem 65 anos de história. Recentemente, também assumiu o posto na Confederação Nacional da Indústria, a CNI, maior entidade industrial do país. Ela não poderia ficar de fora da Coluna HD em torno do Dia Internacional da Mulher. (foto)

Cris Samorini, presidente da nossa Federação das Indústrias.

Mulher na política

No setor político não posso deixar de citar, em dia tão importante como hoje, uma pessoa amiga que foi vereadora em Vitória com dois mandatos, vice-prefeita na gestão de Luiz Paulo Vellozo, exerceu um mandato de dois anos como Senadora, sendo campeã de proposições. Depois, foi eleita deputada estadual por quatro mandatos. Na eleição em que não foi eleita deputada estadual, teve mais votos que muitos concorrentes. Uma mulher vibrante. Estou falando de Luzia Toledo.

Mulheres, amigas para sempre!

Uma turma de mulheres bacanas forma o grupo “Amigas para Sempre” e se reúne uma vez ao mês em almoço de alta confraternização. Ele é formado por Diva Michelini, Velide Dalla Andrade, Kafinha Junger, Claydes Dalla Maia, Lissu Madeira Abad, Andrea Paula Michelini, Roberta Puppin, Lea Tapias, Lourdinha Vanderley, Izabel de Souza, Egle Dalla Andrade, Ana Paula Souza, Luiza Chieppe, Maria Zelia Guerra, Marinere Tristão, Gracinha Sarkis, Leticia Pernambuco e Regina Dórea.

Artes, belas artes: Sandra Matias e Lara Brotas. (foto Cacá Lima)

FLASHES

Bom dia

Juliana Tommasi Nahas

Amar e ser amado por uma mulher é sublime. É o meu caso com Regina, Helia e Helina Dórea e minhas sobrinhas Dani Brotto Brotas e Vanessa Brotto, que eu as tenho como filhas.

Nesse dia tão importante vale citar, com ênfase, nomes de duas mulheres ligadas a arte. Trata-se de Lara Brotas e Sandra Matias. Formam uma dupla decididamente expressiva na arte contemporânea no Espírito Santo. (foto)

A mulher também está se destacando na área agrícola e pecuária. Exemplo disso é Marina Zanotti Euler que tem e administra uma fazenda em Santa Teresa. Ela é Engenheira Agrícola especialista em pecuária de leite.

Temos que render homenagens às mulheres destemidas que incorporam o Corpo de Bombeiros, profissão arriscadíssima em todos os setores. Entre elas, a Capitã Andressa Silva e as soldadas Thais Marini Borges e Bianca Cozzer Filipini.

Um bom dia para Martha Paiva. Ela tem uma bela trajetória no mundo da moda. Continua atuando com muita categoria em seu reduto na Praia do Canto, que é do melhor nível.

Rita Garajau aniversariou e recebeu homenagens de suas amigas em um belo lugar. Vale frisar em ênfase, que ela, com todo seu talento, sempre foi destaque no setor de decoração e design de interiores. Palavras de Rita: “Com o que faço me sinto completamente realizada”. (foto)

Conheci Mariza Coser quando ainda éramos solteiros. Sempre foi uma bela mulher, admirada por todos aqui. Mudou-se para o Rio de Janeiro e ali tornou-se grande destaque como anfitriã, chique e bela, sempre elogiada por Ibrahim Sued, Zózimo Barroso do Amaral e Hildegard Angel. (foto)

Numa coluna especial, dedicada a mulher, não poderia deixar de citar a primeira amiga que conquistei no Espírito Santo. Nos conhecemos na década de 50, quando ela já despontava como garota elegante e destaque nas festas no então Praia Tênis Clube. Estou falando de Penha Lima Correa.

Na filantropia não poderia esquecer nunca de minha amiga Ilza Bianco. Ela foi a fundadora da Afecc e logo após, o Hospital Santa Rita. Depois dela duas mulheres que seguiram os seus passos, Telma Ayres e hoje, Marilucia Dalla.

Outra destaque na área da saúde é Ethel Maciel. Ela é professora, epidemiologista e enfermeira. Tem mais: ela é Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Secretária interna do Ministério da Saúde e presidente do grupo de trabalho pela Organização Mundial da Saúde, além de pesquisadora.

Encerrando a Coluna de hoje, dedicada à Mulher, duas delas me tocam muito pela amizade, A primeira é Diva Michelini. A outra é Leticia Pernambuco que conheço e admiro desde jovem, filha dos meus grandes amigos Arlete e Julio Pernambuco.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas