A Juíza de Direito Herminia Azoury e os desembargadores Sergio Gama e Fernando Zardini
MULHER LUTADORA
Quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, não pode passar despercebido uma delas que é lutadora permanente em defesa da mulher que sofre agressão. Estou falando da Juíza de Direito Herminia Azoury. Ela é a general na guerra contra a violência doméstica e familiar. Depois da sua vitória contra a evasão escolar, vencendo o crime de abandono intelectual, ela partiu para novo front, tão importante quanto, que é o combate a violência contra mulher. Amanhã, começa a 13ª Edição da Semana Justiça pela Paz em Casa. Por essas e outras batalhas, Herminia merece o bom domingo especial da Coluna HD. (foto Bruno Menezes)
A capixaba Mariana Barcelos desfila para Altuzarra na semana de moda em Paris.
Andressa Vervloet nas areias de Porto Seguro.
Ainda com Herminia
A Juíza de Direito Herminia Azoury explicou para a Coluna HD que o objetivo da ação é conscientizar as mulheres para que possam identificar situações de violência doméstica, com a distribuição de material educativo, além de profissionais capacitados para orientá-las. Um desses materiais é o “Violentômetro”, uma espécie de cartilha que alerta para níveis de violência contra a mulher.
Em Manguinhos
Como acontece anualmente em Manguinhos, durante o carnaval, os foliões se divertem no tradicional Banho de Mar à Fantasia, que abre os festejos no balneário. Muita gente de Vitória esteve lá como, Dani e Moa Brotas, Lara Brotas e Christian Zouain, Heleusa e Giuliano Brotas, Mirna e Gabriel Muniz que foram os anfitriões do grupo bacana e animado. (foto)
Heleusa Brotas, Mirna Muniz, Lara Brotas e Dani Brotto Brotas em Manguinhos.
A moda em Vitória
Nunca é demais falar do que a gente viu e participou do movimento social de Vitória. Em décadas de 50, 60 e 70 nasceu o mundo da moda em nossa capital, na Praça Costa Pereira, no reinado da Madame Prado. Costureiras como Esther Bonino, Arlete Leão e Armênia Corteletti e bordadeira como Paulina Ferrari, eram os destaques. Depois vieram as boutiques e conselheiras como Abigail Castro, Eladia Moda, Chico da Doll e Maria Dinelli. No Rio, o grande destaque era a Casa Canadá, onde Abigail encomendava roupas belíssimas para suas clientes.
Sensação no Baile do Copa
Como já disse o baile de carnaval do Copacabana Palace, disparadamente é melhor festa de gala de carnaval do mundo. Vamos lá: o primeiro Baile do Copa aconteceu em fevereiro de 1924. A belíssima atriz de Hollywood, Jayne Mansfield, em 1959, causou sensação nessa festa de alta categoria, quando a alça do seu vestido se soltou. A turma adorou e bateu palmas. Essa noite ficou marcada.
Isabella Menescal e João Pedro Cruz comemorando o 3º lugar dele no Torneio Aldeia Open de Tênis 2019. Isso aconteceu terça-feira de carnaval.
A professora e escritora Ester e seu irmão, Clovis Abreu Vieira.
A IMORTAL ESTER
No Dia Internacional da Mulher comemorado sexta-feira (8), outro nome veio à tona com destaque. Estou falando de Ester Abreu Vieira, que é professora, doutora, poeta, escritora, além de presidente da Associação Feminina Espírito-Santense de Letras. Nos seus 86 anos, é uma grande apoiadora da nossa cultura e também defensora da mulher. (foto Bruno Menezes)
Flashes
Bom dia
Sandra Matias
Comenta-se nos meios políticos que Carlos Manato, ligado ao presidente Bolsonaro e a deputada federal Soraya Manato, vêm dando grande apoio a Jones Cavaglieri que é prefeito de Aracruz. Aliás, Soraya teve grande votação naquele município.
Já que falei em política, há um grande movimento nos bastidores para que o deputado federal Amaro Neto seja candidato aprefeito de Vitória. Mesmo atuando em Brasília ele continua filiado à nossa Rede Vitória/Record.
Flavia Dadalto que por sinal é designer de interiores e especialista em revestimentos, seguindo para São Paulo. Como ela não dorme no ponto, vai participar da Expo Revestir, a maior feira do setor no país, em busca de novidades e tendências.
Mudando de um polo a outro, a Coluna HD tem uma dica para quem quer fazer cursos no exterior. Dia 6 de abril acontecerá o 4º Salão de Intercâmbio de Vitória, no Sheraton Hotel. O evento é gratuito.
O cirurgião plástico Fabio Zamprogno também segue para São Paulo no dia 15. Vai participar do Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica. Um dos detalhes desse Simpósio é que ele versa sobre cirurgias de rejuvenescimento da face.
A bonita atriz Monique Alfradique foi uma presença no famoso Baile do Copa. Depois da festa ela declarou que participar desse baile foi também viver uma verdadeira viagem que a transportou para uma Itália sensorial e estilizada, em um tributo à arte de bem viver.
Joseane Bissoli, gente ligada ao café fará uma palestra na terceira edição do “Elas nas Profissões”, iniciativa do Fórum Capixaba de Conselhos. O encontro será quarta-feira (13), na sede do CRC-ES. Como veem as mulheres estão em ação.
Pouca gente sabe: a vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, começou sua vida profissional muito nova atuando como camelô. Sempre dedicada às comunidades, se candidatou a vereadora em 2012 e foi a primeira colocada em seu partido. É também a primeira mulher a ocupar o atual cargo.
Quem também subiu a montanha para curtir o seu clima gostoso foi minha amiga de longa data Susana Vilaça Soares. Ela esteve no Eco da Floresta a convite dos seus amigos, Martha e Roberto Galveas, que também são pessoas especiais. Aliás, o hotel estava lotado e eles já estão programando para Semana Santa um ciclo de palestras culturais.
Aproveitando os dias de carnaval o casal legal, Mirelle e Ricardo Bueno, deixou Vitória e foi para Praia dos Carneiros, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Ela fica em Pernambuco.
Logo mais, às 8 horas, acontece uma pedalada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento só para mulheres tem o apoio doe Banestes, Samp e Tembici. A concentração será na Praia de Ciclista, em Itaparica e o percurso segue até a Praia da Sereia.
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória