Manoela e Marilio: literatura e política no histórico familiar.
Na era republicana
Pouca gente sabe, mas entre as origens da família de minha afilhada Manoela Ferrari e do meu chapa Marilio Cabral, encontra-se o jurista Afonso Claudio. Ele foi desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Espirito Santo, além de haver sido o primeiro governador do Estado da era republicana. Nome de município e também escritor, ele fundou a Academia Espírito-santense de Letras, tornando-se professor da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, após aposentar-se no ES. Na árvore genealógica, Afonso Claudio vem a ser tio-bisavô de Marilio e Manoela.
Ana Carol Bulhões, Carla Lorenzon, Lucyana Junger, Luana Patriota, Fabiana Potratz,, Andrea Richa, Magui Queiroz e Robertta Pereira.
As aniversariantes Carla Lorenzon e Lucyana Junger.
Aniversário a bordo
Um encontro a bordo para comemorar os aniversários de Lucyana Junger e Carla Lorenzon. As aniversariantes e seis amigas aproveitaram a sexta-feira e navegaram pela baía de Vitória. Mantendo cuidados, mas com muita alegria e matando saudades. Do grupo, Andrea Richa, Ana Carol Bulhões, Fabiana Potratz, Luana Patriota, Robertta Pereira e Magui Queiroz. (fotos)
Remember
O famoso Boninho, da TV Globo, é filho de José Bonifacio Sobrinho, o Boni, braço forte que levantou aquela tevê. Ele se casou em 1983 com Narcisa Tamborindeguy, filha de Mario Tamborindeguy que foi dono do jornal “O Diário”, da Rua 7 de Setembro e que construiu a rodovia Guaçuí – Alegre, no governo de Francisco Lacerda de Aguiar, o Chiquinho.
Turma amiga comemorando a bordo.
A boa ação
A Portocel entregou 21,3 toneladas de alimentos para famílias em vulnerabilidade de Aracruz. Os alimentos foram arrecadados em campanha que envolveu colaboradores, trabalhadores portuários avulsos e outros parceiros do Terminal. A entrega contou com a participação de Luiz Carlos Coutinho, prefeito do município. Atuação em destaque de Alexandre Mori, gerente executivo de Operações Portuárias, da Portocel.
Tudo numa boa
Com o fechamento das academias de ginástica por causa da atual crise de saúde no país, autorizadas agora a abrir a partir de segunda-feira (26), o chamado jeitinho brasileiro para tudo logo partiu para as chamadas unidade “em espaço aberto, ao ar livre”. Na Praia do Canto, a caminho da ponte para a Ilha do Frade, o pedaço anda movimentadíssimo, “não dando para quem quer”. Haja criatividade.
Em família, o cirurgião plástico Ariosto Santos e sua querida Shirley com os filhos Ariosto e Arthur. (foto Cloves Louzada)
Educação de qualidade
Cerca de 95% dos alunos do Instituto Ponte que se inscreveram no Sisu deste ano foram aprovados para a 1ª chamada. E mais: 60% das aprovações ficaram nas 10 primeiras colocações. Entre os destaques, o 1º lugar em Fonoaudiologia da USP, 4º lugar em Engenharia de Produção e 2º lugar em Ciências Biológicas, na UFES, e por aí. “Esses resultados aproximam ainda mais os jovens a sua ascensão social, mudando sua vida, da sua família e o seu entorno”, disse Bartira Almeida, presidente da entidade.
Flashes
Bom dia
Rubia Dias Lopes Nunes
Depois de prestar serviços em vários países do mundo, o Embaixador Marcio Lajes curte sua aposentadoria em Brasília. Ele é casado com Elizabeth Neffa, capixaba de Vitória, que faz planos de passar alguns dias na ilha visitando amigos que há muito tempo não vê.
Beatriz Croce, gente amiga que há muitos anos mantém uma boutique no Centro da Praia, está ampliando sua residência em Santa Teresa, mas pelo visto a cidade das montanhas vai ganhar mais uma pousada.
O ex-governador Max Freitas Mauro desdobra-se na organização de seu arquivo pessoal, farto em politica do Espírito Santo. Max, por sinal, fez medicina em Salvador, mas dedicou toda a sua vida como médico e político ao nosso Estado.
Quem aniversariou no último domingo foi Aparecida Rios Cavalini, matriarca da família, e mulher do meu amigo Gilson Cavalini. A data foi comemorada em almoço promovido por suas filhas Bernadete, Fabiola e Mariazinha.
Cumprimentos especiais para Mario Broetto. Ele foi classificado em primeiro lugar no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). Ele é diretor do Leonardo da Vinci.
O pintor Homero Massena, cujo nome marcou época em nosso Estado, com sua arte, nasceu em Minas Gerais, mas escolheu Vila Velha para morar. Hoje, sua residência é o museu que leva o seu nome.
A jornalista Rachel Martins está trabalhando na Assessoria de Comunicação da nossa OAB, seção do Espírito Santo. Aliás, foi uma excelente aquisição daquele órgão jurídico.
O Dia das Mães é uma daquelas datas que não podem passar em branco. Até o dia 9 de maio, a cada 250 reais em compras, o cliente do Shopping Vitória pode concorrer a 20 vales-compras no valor de 5 mil reais para aproveitar como quiser no SV.
Chamo a atenção de vocês, mais uma vez para o programa “Domingo Espetacular” da Record TV/TV Vitória. Reportagens do mais alto nível e notícias sem repetição. Início às 19h45.
O advogado Felipe Lima, especialista em direito digital, explica que plataformas de vendas devem responder por prejuízos sofridos pelo consumidor. “Mesmo que o marketplace não atue diretamente nas vendas, responde objetivamente, o que o torna responsável pelos prejuízos”.
Marianne Pernambuco e Fabio Chambô com Margarida e Julio Pernambuco Filho subiram para a Bahia, onde passam esses dias. Aliás, o aniversário de Margarida foi devidamente comemorado ali.
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória