Andrea Pena

Passado, propósito, valores e futuro consolidam 'Marcas Ícones'

Felipe Caroni e Bruno Chieppe
Felipe Caroni e Bruno Chieppe
ANDREA PENA | Coluna social
Felipe Caroni e Bruno Chieppe
Ana Maria Buaiz
Sergio Santoro e Felipe Caroni
Felipe Caroni e Alexandre Carvalho
Junia Perenzon e Luciane Ventura
Deysi Nespoli e Leticia Dalvi
Felipe Caroni e Enrico Perenzin
Fernando Lisboa e Ivan Reis
Karol Tristão e Alexandre Carvalho
Davi Wescley e Alexandre Pedroni
Carlos Bitencourt
Jennifer Kozlowski e Marla Oliveira

Elas não saem da cabeça

A Rede Vitória apresentou o resultado da 14ª edição da pesquisa Marcas Ícones para o mercado publicitário, dia 15. O estudo conduzido pelo instituto de pesquisa Futura, revelou quais são as marcas mais citadas em 80 categorias. A edição 2025 tem como tema “Histórias que constroem o futuro”. “Para construir esse futuro, produtos e serviços devem estar alinhados com os valores e propósitos dos negócios. Sem tradição não é possível construir uma empresa longeva e uma marca relevante”, disse o diretor-executivo da Rede Vitória, Felipe Caroni.

Fotos: Everton Nunes

Leilão beneficente

Heliene Del Esposti e Sarah Quintairos: almoço em prol da Afecc. Foto: AP

Pré-Páscoa

Carolina Sant’ana, Sofia Daher, Elisa Daher, Livia Brum, Sarah Hemerly: convidadas de Dora e Laura para uma celebração especial de Páscoa, com degustação de delícias como a tradicional torta capixaba.

Blues da Tarde

O festival Santa Jazz anuncia uma novidade para 2025, ano em que completa 12 edições em Santa Teresa: o “Blues da Tarde”, com uma programação totalmente dedicada ao gênero. O festival acontece de 13 a 15 de junho, com o “Blues da Tarde” acontecendo no dia 14, um sábado, com entrada gratuita. Na sexta e no sábado à noite, a programação é paga e os ingressos estão à venda.

Quem abre os trabalhos é a Big Bat Blues Band, grupo que é considerado uma instituição do blues no ES. Tem também Samantha Antoinette & The Simi Brothers (EUA). Ela já cantou com James Brown e Tina Turner. Já os irmãos, guitarristas e produtores, Danilo e Nicolas Simi, somam mais de 20 anos de carreira. E ainda tem Mitch Woods and His Rocket 88’s (EUA). Mitch é um pianista experiente de blues e boogie-woogie, cujo som dinâmico lhe rendeu um lugar no coração dos amantes da música em todo o mundo.

Fotografia no Parque Costeiro

A exposição itinerante “Baía das Tartarugas: riqueza marinha na capital do Espírito Santo” chega ao Parque Costeiro, localizado na área norte da Praia de Camburi, em Vitória. A mostra, promovida pelo Instituto Últimos Refúgios, pode ser vista até 31 de maio e reúne fotos produzidas nas praias de Camburi e do Canto e nas ilhas do Boi e do Frade, que fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas.

Os visitantes podem contemplar registros da natureza capixaba feitos para a produção do livro fotográfico bilíngue de mesmo nome, que traz cerca de 500 imagens distribuídas em 288 páginas da exuberante biodiversidade da região litorânea de Vitória. Segundo o fotógrafo de natureza Leonardo Merçon, a exposição e o livro são um convite para se encantar com a restinga das ilhas e as cores do oceano, e também uma tentativa de sensibilização sobre a importância da APA. O Parque Costeiro funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Mais informações no site www.ultimosrefugios.org.br.

Planejamento Patrimonial

Luciana Júdice esteve em São Paulo em dois dias de imersão em Planejamento Patrimonial e Sucessório, com as maioridades autoridades nacionais do tema. Na foto, a advogada está com a advogada Alana Armeliato Machado.

Xangai, China

Gustavo Barbeitos esteve em Xangai, na China, junto com a comitiva capixaba liderada pelo Sinduscon-ES, onde participou de uma importante feira internacional voltada para o setor da construção civil. O evento reuniu as principais inovações tecnológicas, sistemas construtivos e soluções para urbanismo inteligente que vêm transformando o mercado global. “Foi enriquecedor observar como a China concentra esforços em industrialização e em novas ferramentas para acelerar, qualificar e otimizar as obras. Isso amplia a nossa visão sobre o que é possível fazer aqui no Brasil”, comenta.

Seu Direito

Por Angela Camargo*

Sou prestador de serviço e gostaria de saber se com a Reforma Tributária que foi aprovada eu terei que pagar mais impostos dos que eu já pago hoje?

Provavelmente sim; de fato a reforma tributária onerou bastante para o setor de serviços, sendo um dos setores mais atingidos. No entanto, são vários os fatores que precisam ser analisados para uma resposta assertiva. Tudo dependerá do tipo de serviço que você executa, se por pessoa física ou jurídica, se jurídica, necessário saber o regime de tributação por sua empresa escolhido, se para o seu caso há algum benefício previsto pela legislação. Mas, em geral, podemos afirmar que a Lei Complementar que regulamentará a reforma preverá a real alíquota dos novos impostos (IBS e CBS), contudo, pelo projeto apresentado (68/2024) para o setor de serviços a alíquota média projetada é de 26,5%.

No mencionado projeto está proposto um benefício para profissionais liberais de 18 profissões regulamentadas que corresponde a uma redução em 30% das alíquotas do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição de Bens e Serviços). Dentre elas estão as de administradores, advogados e engenheiros. Se considerarmos a alíquota média projetada de 26,5% para os novos tributos, os serviços desses profissionais seriam tributados em 18,6% (com a redução dos 30%). Existe um benefício ainda maior para alguns serviços como os médicos, odontológicos ou enfermeiros que corresponde a uma redução de 60% nas alíquotas de IBS e CBS. Por isso é fundamental uma consulta a um advogado tributarista especializado para análise específica do seu caso.

  • Angela é especialista em Direito Tributário pela FGV, Doutoranda em D. Tributário e Constitucional pela Puc-SP.

Hi-Lights

Vera Miled, Diana Murad, Teresa Bedran, Elia Marli, Angela Tommasi, Mary Helal, Sueda Pires, Regina Tommasi, Ana Angélica Cabral, Dapaz Romano, Celinha Bastos, Nazaré Miranda, Carlota Gottardi, Beth Gimenes, Claydes Maia, Renata Pacheco e Lucia Bermudes eram algumas das convidadas do aniversário de Maria Helena Ribeiro, ontem.

O Espírito Santo será palco de um dos maiores eventos jurídicos do país e maior evento de procuradorias fiscais a nível nacional. Em sua 12ª edição, o Encontro Nacional de Procuradorias Fiscais será realizado nos próximos dias 14 e 15 de maio, no Ilha Buffet.

O advogado tributarista Samir Nemer alerta: “O tradicional almoço de Páscoa em restaurante carrega 34,58% de tributos, sem vinho”. Não reclame do preço do restaurante e, sim, da carga tributária brasileira! Donos de restaurante são heróis da resistência.

A Subsecretaria de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência, da Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado, promove, dia 23, às 14h30, uma live com o subsecretário estadual João Bosco Dias, no canal da Aderes no YouTube. O vice-governador Ricardo Ferraço fará a abertura.

Na Semana Santa, a solidariedade ganhou um novo sabor. O Sesc Mesa Brasil distribuiu 3.570 kg de pescados, doados pelo Ibama, para cinco instituições sociais cadastradas no programa.

A 23a edição da ES Restaurant Week, que acontece até o dia 27, reuniu dezenas de restaurantes para quem quer almoçar ou jantar fora sem perder o costume religioso de evitar carne na Semana Santa. Há menus com salmão selado e nhoque de banana da terra, risoto de camarões frescos com toque de limão siciliano e rúcula crocante, e caldeirada caiçara servida com arroz de coco e quiabo empanado.

Valtair Torezani entrou na onda dos imóveis compactos. Ele constrói edifício com apartamentos de 2 quartos com suíte, variando entre 61,72m² e 68,27m², além de unidades Garden,de 80,43m² a 144,66m².

A Comunidade Coluna Andrea Pena no Whatsapp cada vez aumenta mais. Se você ainda não participa, clique aqui e receba o link da coluna diariamente pela manhã. Seu telefone não será exibido para os demais participantes e somente o administrador pode postar.