A capixaba Margareth Dalcolmo e seu marido, o acadêmico Candido Mendes.
PROJEÇÃO MUNDIAL
A doce Santa Teresa, terra dos colibris, do ornitólogo Augusto Ruschi e da pianista Sonia Cabral, tem agora outro nome nascido na cidade projetada nacionalmente. Trata-se da pneumologista Margareth Dalcomo, pesquisadora da Fiocruz e há anos radicada no Rio. Reconhecida como grande nome no setor, vem sendo diariamente requisitada por tevês, rádios e jornais do Brasil e do exterior para opinar sobre a atual crise de saúde no país. Detalhe: a doutora capixaba é casada com o “imortal” Candido Mendes, membro da Academia Brasileira de Letras. (foto Cristina Granato)
Gracinha Machado e sua Valentina: dias em família na sua casa de Anchieta.
A psicóloga e gente bacana Martha Zouain
Bons resultados
Muito se escuta falar que é possível reprogramar o cérebro para termos resultados melhores. Quem engrossa esse coro é a psicóloga Martha Zouain, diretora da Psico Store. Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, Martha está em home office como todo seu quadro de colaboradores. “Com o momento atual, é preciso que todos reprogramem o cérebro para que assim possam ter bons resultados, seja qual for a tarefa a ser realizada. Pode ser o home office, tarefas de casa, estudar com os filhos. É preciso fazer de cada momento um aprendizado”. (foto)
Sucessão empresarial
Recentemente, fiz uma matéria nesta coluna sobre sucessão no comando de empresas. Em torno disso a Coluna HD recebeu muitas mensagens positivas. E como o assunto foi bem recebido, posso acrescentar hoje que uma das campeãs em sucessão empresarial é a família Chieppe, do Grupo Águia Branca.
Barbara Pariz, que além de bonita é atuante como médica, aniversariou ontem. A foto foi em tarde de verão, mas os cumprimentos continuam até hoje.
Crescendo sempre
Lendo a Coleção Escritos de Vitória em comemoração aos 65 anos da Ufes, onde ajudei na criação do Curso de Comunicação, vi com muita satisfação um artigo da minha afilhada Manoela Ferarri, no qual descreve que a instituição conta hoje com 1.780 professores efetivos, 2.016 técnicos administrativos e 19.997 estudantes. Detalhe: no vestibular de 1984, Manoela Ferrari obteve a primeira classificação.
Faltou água
Pode parecer Fake News, mesmo levando em conta a atual época perigosa que estamos atravessando, mas o abastecimento de água esteve suspenso por longo período na cidade sábado passado. Em vários bairros, incluindo a Ilha do Frade, conforme informou meu chapa Marilio Cabral a essa coluna.
Rafael Balla e Simone Teixeira em jantar no novo estaurante Président do chef Erick Jacquin. O encontro aconteceu mês atrás, em São Paulo.
Nara de Oliveira, que é professora de Educação Física, integra o time.
Instituto Liberta
Um grupo da área de saúde, formado pela psiquiatria Nubia Ramos, as psicólogas Jaisa Klauss e Luma Zagotto, nutricionistas Mariana Herzog e Mayara Freitas e a profissional de educação física Nara de Oliveira, se uniram e criaram o Instituto Liberta, de Apoio e Pesquisa em Transtornos Alimentares e Obesidade. Entre suas ações, elas compartilham informações sobre prevenção e tratamento, além de atendimentos voluntários às pessoas carentes acometidas por Transtornos Alimentares e que não podem arcar com o tratamento. Acompanhe o trabalho nas redes sociais @liberta.es.
Flashes
Bom dia
Valeria Nemer e Ana Caiado
Dois grandes jogadores do futebol mundial, Neymar do Paris Saint Germain, e Gabigol do Flamengo, foram derrotados com a vitória da Manu Gavassi sobre seu candidato Felipe Prior. Isso aconteceu no BBB 20.
José Henrique Neffa, como acontece todos os anos na Semana Santa, vai colocar à disposição dos clientes do seu supermercado São José aquela gostosa Torta Capixaba de sempre.
A nossa Aracruz Celulose, hoje, com sua denominação Fibria, dentre outras visitas famosas, estiveram lá o Príncipe Charles, da Inglaterra e o grande ídolo Nelson Mandela.
A banca Machado, Mazzei e Pinho elabora um estudo panorâmico voltado aos efeitos causados pela pandemia Covid-19. Trata-se de resenhas diárias que abordam vários temas voltados para o cenário atual. Basta solicitar a remessa do informativo.
A agência Nacional da Saúde Suplementar orienta que consultas, exames e cirurgias, que não se enquadrem em casos de urgência e emergência, sejam adiadas. Essa determinação vai ajudar a liberar leitos para pacientes que necessitem de internação.
Falei aqui da Holanda quando citei o caso do roubo de um quadro de Van Gogh. Aproveito para pegar uma carona. A Holanda já foi o país mais rico do mundo. Seu território é aproximadamente do tamanho do Rio e Espírito Santo. É o maior produtor de flocos do mundo, e ali nasceu a tulipa. Também é a terra de Ane Frank, famosa pelo seu diário que se tornou best seller.
O coronavírus está atacando em cheio a hotelaria brasileira. No Rio foi fechado o Hotel LSH, na Barra da Tijuca e que pertenceu a rede de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Atualmente, é de outro grupo.
De acordo com a ONU, a pandemia é o maior desafio desde a Segunda Guerra Mundial. Mesmo porque estamos lutando contra um inimigo invisível.
Até que enfim o Brasil ganhou dos Estados Unidos, embora de uma forma triste. O nosso país está no ranking mundial do coronavírus com 164 mortes. Os Estados Unidos com 3.148. O primeiro lugar desse ranking é da Itália com 11.660 mortes.
Maria Helena Nasser Pacheco, por sinal gente muito querida em nosso mundo social, completou 83 anos de idade e 50 anos de atuação no mundo fashion. Ela sabe das coisas.
Finalizando o nosso papo de hoje um versículo do profeta Jeremias: “Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o Senhor, quem está falando”.
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória