À mesa, que foi instalada especialmente na super adega do Fasano em Salvador, com Fredson Brito, gerente da casa, que nos acompanhou.
Salve a Bahia, Senhor
Sem dúvida, escolher Salvador para comemorar uma data especial, os meus 90 anos de idade, foi uma dádiva. Relembrar lugares gostosos onde convivi durante 10 anos, como o centro histórico que começa pela Praça Castro Alves, sobe pela Rua Chile, Elevador Lacerda, Praça da Sé, onde está a Catedral, a antiga Escola de Medicina, Odontologia e Farmácia, outro prédio histórico. Vejam as fotos…
HD na praça com a estátua de Castro Alves e o Hotel Fasano ao fundo.
Luiza e Aylmer Chieppe com o gerente geral, Deomar Assunção, visitando a unidade da Águia Branca em Salvador.
Cidade Histórica
Da Praça da Sé a gente desce para o Pelourinho, com seus belos e coloridos sobrados, onde antigamente moravam as famílias granfinas da cidade. Dali, subimos para Santo Antônio, Carmo e depois descemos para a Baixa do Sapateiro, lugar cantado e decantado por valores como Ari Barroso.
Fasano
Quem for a Salvador a sugestão desta coluna é se hospedar no Hotel Fasano, que o nome já diz tudo dessa casa de origem italiana. Além de implantado na tradicional e histórica Praça Castro Alves, ocupa o prédio onde funcionou durante muitos anos o jornal A Tarde. Savoir faire a toda prova, com vista linda para a Baía de Todos os Santos, e o mais importante: a maneira fidalga como os hóspedes são tratados.
O acervo da casa de Vinícius de Moraes em Itapuã, chamada Casa di Vina.
Área mais nova
Depois de reviver a cidade histórica de Salvador – aliás, ela é toda história – descemos pela Avenida Vitória, chegamos ao Farol da Barra, um dos lugares mais evidenciados da cidade. Antes, porém, uma visita ao Largo de Nazaré, onde fica o Colégio Salesiano, onde fiz os 4 anos de ginásio, interno. Foi de arrepiar rever aquela casa que realmente marcou o meu debu na vida estudantil, dos 11 aos 15 anos de idade.
Provar e viver
Por sugestão de Fredson Brito, Gerente de Alimentos do Fasano, fomos curtir no domingo (25) a Casa de Tereza, restaurante de comidas baianas, que fica no bairro Rio Vermelho. A casa é realmente um local para se ver, sentir, provar e viver a Bahia em toda sua essência: arte, cultura e gastronomia. O acarajé de Tereza é um deslumbre. Também gostosos o vatapá, sarapatel, carne de sol e outros quitutes.
Saindo um pouquinho do assunto Bahia, quem aniversaria hoje é a bacaninha Luisa, que é muito estudiosa e quer ser blogueira e, aliás, completando 7 anos já leva jeito pra isso. Ela é filha da minha amiga Giselle Alves, da Rede Vitória e Giovani Meira. (clique na foto)
Luiza e Aylmer, Regina e HD com o super ônibus Double Decker.
Viajar bem
Viajar bem é também ter ao lado companhias agradáveis, gente de gabarito que sabe viver, respeitar e louvar uma amizade. Estou falando de Luiza e Aylmer Chieppe, amigos que a gente curte como irmãos. Foram minhas e de minha Regina companhias nessa memorável viagem. Bom dia Luiza, bom dia Aylmer.
Flashes
Bom dia
José Eugenio Vieira, Dario Cruz e Marcus Vicente
A comemoração do meu aniversário foi em almoço muito especial. Basta dizer quem em lugar rotineiro do restaurante a direção do hotel, representada por Fredson Brito, Gerente de Alimentação, que sempre esteve ao nosso lado, preparou o almoço na adega do casa.
O chef Lomanto Oliveira esteve presente para apresentar o menu e depois para a despedida. A comida merece nota 10 com louvor. O menu impresso tinha o nome do aniversariante.
A primorosa atenção do hotel não para aí. Ao chegar em minha suíte, após o almoço, ela estava toda decorada no estilo festa de aniversário, tinha bolo com uma mensagem impressa e um presente.
O primeiro telefonema de cumprimento que recebi de Vitória foi da minha bisneta Maria Fontenele Xavier Dórea Wilken. “Parabéns vovô Guinho, eu te amo muito”. Foi de arrepiar. É bom demais a gente ter uma família amorosa.
Viajamos pela empresa aérea Azul e viajar pela Azul é outra coisa. Sem dúvida é a melhor empresa aérea do país. Detalhe: o Grupo Águia Branca é acionista dessa empresa e Decio e Renan Chieppe fazem parte do seu Conselho.
Já que falei em Águia Branca estive visitando a unidade baiana da empresa onde fui recebido por Deomar Assunção. Fiquei impressionado com o tamanho e a categoria, com ônibus super modernos onde se destaca o ônibus Double Decker
Para os que ainda não sabem, a Bahia, como era chamada a capital do Estado, foi também capital do Brasil. A capital, depois, foi chamada de São Salvador e hoje, Salvador, uma cidade decididamente histórica.
Voltando a falar do Hotel Fasano, exímia organização italiana de hotelaria, na Bahia é dirigido por Leticia Alcaza. Disse ela: “Cuidar de nossos hóspedes e funcionários é uma de nossas premissas”.
Como não poderia deixar de acontecer, entre os lugares que visitamos, estivemos em Itapuã, tão decantada por Dorival Caymmi. Ali, visitamos a casa onde morou o inesquecível Vinicius de Moraes com sua sétima mulher, Gessy Gesse. O lugar hoje é um restaurante com acervo do famoso poeta.
O restaurante e pousada instalados em uma das residências de Vinicus chama-se Casa di Vina. Claro e evidente, também em Itapuã, passamos pela casa de Dorival Caymmi. Itapuã e o seu famoso farol são também marcas de Salvador.
Viajar é muito bom, é a melhor higiene mental. Além da diversão é também uma iniciativa cultural. Vale frisar também que é bom, muito bom, o regresso a nossa bela e gostosa cidade. Até breve, Bahia. Bom dia, Vitória.
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória