Social

Salve a Bahia, Senhor

Sem dúvida, escolher Salvador para comemorar uma data especial, os meus 90 anos de idade, foi uma dádiva.

HELIO DÓREA | Coluna social

À mesa, que foi instalada especialmente na super adega do Fasano em Salvador, com Fredson Brito, gerente da casa, que nos acompanhou.

Salve a Bahia, Senhor

HD na praça com a estátua de Castro Alves e o Hotel Fasano ao fundo.

Luiza e Aylmer Chieppe com o gerente geral, Deomar Assunção, visitando a unidade da Águia Branca em Salvador.

Fasano

Quem for a Salvador a sugestão desta coluna é se hospedar no Hotel Fasano, que o nome já diz tudo dessa casa de origem italiana. Além de implantado na tradicional e histórica Praça Castro Alves, ocupa o prédio onde funcionou durante muitos anos o jornal A Tarde. Savoir faire a toda prova, com vista linda para a Baía de Todos os Santos, e o mais importante: a maneira fidalga como os hóspedes são tratados.

O acervo da casa de Vinícius de Moraes em Itapuã, chamada Casa di Vina.

Área mais nova

Depois de reviver a cidade histórica de Salvador – aliás, ela é toda história – descemos pela Avenida Vitória, chegamos ao Farol da Barra, um dos lugares mais evidenciados da cidade. Antes, porém, uma visita ao Largo de Nazaré, onde fica o Colégio Salesiano, onde fiz os 4 anos de ginásio, interno. Foi de arrepiar rever aquela casa que realmente marcou o meu debu na vida estudantil, dos 11 aos 15 anos de idade.

Saindo um pouquinho do assunto Bahia, quem aniversaria hoje é a bacaninha Luisa, que é muito estudiosa e quer ser blogueira e, aliás, completando 7 anos já leva jeito pra isso. Ela é filha da minha amiga Giselle Alves, da Rede Vitória e Giovani Meira. (clique na foto)

Luiza e Aylmer, Regina e HD com o super ônibus Double Decker.

Viajar bem

Viajar bem é também ter ao lado companhias agradáveis, gente de gabarito que sabe viver, respeitar e louvar uma amizade. Estou falando de Luiza e Aylmer Chieppe, amigos que a gente curte como irmãos. Foram minhas e de minha Regina companhias nessa memorável viagem. Bom dia Luiza, bom dia Aylmer.

A comemoração do meu aniversário foi em almoço muito especial. Basta dizer quem em lugar rotineiro do restaurante a direção do hotel, representada por Fredson Brito, Gerente de Alimentação, que sempre esteve ao nosso lado, preparou o almoço na adega do casa.

O chef Lomanto Oliveira esteve presente para apresentar o menu e depois para a despedida. A comida merece nota 10 com louvor. O menu impresso tinha o nome do aniversariante.

A primorosa atenção do hotel não para aí. Ao chegar em minha suíte, após o almoço, ela estava toda decorada no estilo festa de aniversário, tinha bolo com uma mensagem impressa e um presente.

O primeiro telefonema de cumprimento que recebi de Vitória foi da minha bisneta Maria Fontenele Xavier Dórea Wilken. “Parabéns vovô Guinho, eu te amo muito”. Foi de arrepiar. É bom demais a gente ter uma família amorosa.

Viajamos pela empresa aérea Azul e viajar pela Azul é outra coisa. Sem dúvida é a melhor empresa aérea do país. Detalhe: o Grupo Águia Branca é acionista dessa empresa e Decio e Renan Chieppe fazem parte do seu Conselho.

Já que falei em Águia Branca estive visitando a unidade baiana da empresa onde fui recebido por Deomar Assunção. Fiquei impressionado com o tamanho e a categoria, com ônibus super modernos onde se destaca o ônibus Double Decker

Para os que ainda não sabem, a Bahia, como era chamada a capital do Estado, foi também capital do Brasil. A capital, depois, foi chamada de São Salvador e hoje, Salvador, uma cidade decididamente histórica.

Voltando a falar do Hotel Fasano, exímia organização italiana de hotelaria, na Bahia é dirigido por Leticia Alcaza. Disse ela: “Cuidar de nossos hóspedes e funcionários é uma de nossas premissas”.

Como não poderia deixar de acontecer, entre os lugares que visitamos, estivemos em Itapuã, tão decantada por Dorival Caymmi. Ali, visitamos a casa onde morou o inesquecível Vinicius de Moraes com sua sétima mulher, Gessy Gesse. O lugar hoje é um restaurante com acervo do famoso poeta.

O restaurante e pousada instalados em uma das residências de Vinicus chama-se Casa di Vina. Claro e evidente, também em Itapuã, passamos pela casa de Dorival Caymmi. Itapuã e o seu famoso farol são também marcas de Salvador.

Viajar é muito bom, é a melhor higiene mental. Além da diversão é também uma iniciativa cultural. Vale frisar também que é bom, muito bom, o regresso a nossa bela e gostosa cidade. Até breve, Bahia. Bom dia, Vitória.