A Igreja do Rosário, a mais antiga do Espírito Santo.
Vila Velha Minha Terra
Quem usava sempre a frase do título era o jornalista Darly Santos, meu amigo, meu colega de jornal. Dia 7, lembrei dele ao visitar o Parque da Prainha, o lugar mais histórico de Vila Velha e do Espírito Santo. Ali, visitei a Igreja do Rosário, a primeira do Estado. Na Prainha, onde Vasco Fernandes Coutinho desembarcou, como colonizador do Estado, vi com emoção a gruta, ao pé do morro, onde o Frei Pedro Palácios se alojou para construir o Convento da Penha. (fotos HD)
O Bonde de 1912 que circulava pela cidade, exposto na casa da memória de Vila Velha. (clique na foto)
Regina e HD com a bisneta Maria. Ao fundo, um blindado usado na 2ª Guerra.
História de Vila Velha
Visitei a Casa da Memória e lembrei do meu amigo e historiador Manoel Goes. Vi ali fotos e quadros sensacionais e do lado de fora um bonde que usei muito fazendo a linha Paul ao centro de Vila Velha. Na entrada do Batalhão de Infantaria, um tanque de guerra e canhões antigos. De outro lado, um mercado de frutos do mar, o melhor do nosso Estado.
Mais detalhes: Vila Velha
Já que falei em Vila Velha, berço do Espírito Santo, acrescento que daqui há 14 anos ela completa o seu quinto centenário, ou melhor, 500 anos de fundação. Ela nasceu em 23 de maio de 1535. Outro detalhe: a efetiva transformação de Vila Velha em município independente, não ocorreu de forma simples. Por duas vezes foi Vila Velha anexada a Vitória, até a emancipação em 30 de novembro de 1896, há 124 anos.
Luciana Peixoto e Gerson Amaral com o filho Miguel e o sobrinho Gustavo Peixoto Filho, na majestosa paisagem das Cataratas do Iguaçu.
Dicas de Ana Luiza
Para quem não dispensa um óculos de sol, Ana Luiza Azevedo, das Óticas Paris, já deixa um gostinho dos lançamentos que vêm por aí: “A grande aposta da Rayban é o modelo gatinho todo em acetato, o que é uma ótima junção dos estilos clássico e moderno. Já a Prada está com modelos muito irreverentes, com formato sextavado (hexagonal) e bicolores. Também temos o queridinho das capixabas: tartaruga com um toque clássico de nude. A coleção da Burberry está repleta de acetatos em tonalidades que variam do vermelho ao xadrez característico da marca”.
Capixaba de sucesso
Um presente de Cachoeiro de Itapemirim para o mundo fashion, Raynara Negrine, de 18 anos, foi destaque do desfile da Proenza Schouler, quarta-feira (8), na volta presencial da Semana de Moda de Nova Iorque. Ela também estará nas passarelas de Carolina Herrera, Jason Wu e Michael Kors, entre outras mais, até o domingo (12). Detalhe: é a única brasileira na lista da “Top Newcomers”, do site Models.com, publicação que aponta os novos rostos da moda. (fotos)
Raynara Negrine brilha em Nova Iorque.
Mulheres no comando
A vice-governadora Jacqueline Moraes esteve na Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo, em agenda de reconhecer e empoderar mulheres no Espírito Santo. Trata-se da primeira agência reguladora 100% comandada por mulheres e a única, em todo Brasil, com esse pioneirismo feminino entre as outras 86 instituições. No front, Joana Magella, diretora-presidente, Barbara Carneiro, diretora-administrativa e financeira, Katia Côco, diretora de saneamento básico e infraestrutura viária e Debora Cristina Niero, diretora de gás canalizado e energia. (foto)
Flashes
Bom dia
Fernando Machado
O vereador Armandinho Fontoura, sempre destemido, vestiu a camisa amarela para apoiar o presidente Jair Bolsonaro. Por outro lado, minha amiga Martha Paiva, cancelou viagem no feriadão para estar presente na Praça do Papa, vestindo verde e amarelo.
Na sala de reunião do escritório Bergi de Advocacia, presença de Ana Paula Castro em um dos seus trabalhos. Essa menina está em todas. Ali, atua o meu amigo e primo Marcio Brotto. Quem estagia ali é o meu neto Enzo Dórea Wilken.
Sob a coordenação de Nabila Furtado, 12 capixabas estão concorrendo ao título de Miss Universo Espírito Santo 2021. Terça-feira (14), elas recebem convidados no Hanaya para o jantar de lançamento oficial do concurso, com direito a desfile de moda e exposição de arte.
O presidente Jair Bolsonaro fez um apelo ontem aos caminhoneiros que cessassem a greve do grupo, por sinal em sua homenagem, para não prejudicar a população.
O senador Marcos do Val, os deputados federais Evair de Melo, Norma Ayub, Neucimar Fraga, Da Vitória, Lauriete, estiveram no front apoiando o presidente Jair Bolsonaro, bem como os deputados estaduais Capitão Assunção, Torino Marques, Danilo Bahiense e Carlos Von.
Cumprimentos especiais de hoje da Coluna HD para Anna Luisa Campos, Angelita Mansur, Stella Lacerda e Roberto Sily. Eles estão aniversariando.
Um detalhe nas manifestações do dia 7: Nelson Piquet, tricampeão mundial de Fórmula 1, fez questão de ser o motorista do carro conversível que levou o presidente para o encontro com o povo verde e amarelo.
Beleza pura a gente vê a nossa Terceira Ponte totalmente tomada pelo verde e amarelo. Foram mais de 100 mil pessoas em manifesto apoiando o presidente Jair Bolsonaro. Na Praça do Papa, um encontro de um mundo de gente. Nunca houve homenagem no país tão grande.
Maria Vitória Klein, aluna do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci, entrevista terça-feira (14), às 20h, a atriz Adriana Esteves. O evento faz parte do projeto “Mulheres que inspiram”, desenvolvido pela estudante com o propósito de abordar a liderança feminina no mercado de trabalho.
Na solenidade de hasteamento da bandeira, no Palácio do Planalto, quem estava lá era o nosso deputado federal Evair de Melo. Isso aconteceu pela manhã em Brasília. Mais tarde, ele também participou no eixo Vila Velha – Vitória, da gigantesca homenagem ao presidente.
Como todos sabem, por motivo óbvio, este ano não teve parada militar e escolar comemorando o 7 de setembro. Entretanto o nosso Batalhão de Infantaria promoveu uma solenidade interna que contou com a participação do governador Renato Casagrande.
Helio Dórea
Beirando os setenta anos ininterruptos de profissão, Helio Dórea é o mais antigo colunista social do mundo, um dos destaques desde o lançamento do Folha Vitória, há mais de quinze anos. Autor do livro Gente Bacana, lançado em 2010, o colunista vendeu mais de mil exemplares no dia do lançamento. Tanto talento fez do colunista um recordista, igualmente, em títulos de cidadania. Só no Espírito Santo, são mais de 40.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória