Conflitos de gerações, diversidade, inclusão, transformação digital e cultural são algumas mudanças que vivemos no mundo corporativo. O que nos obriga a desenvolver novas habilidades, uma delas é a adaptabilidade.
Neste momento, não existe mais lugar para frases do tipo “sempre foi assim”, “eu já estava acostumado”. Aqui, a resistência dá espaço para a adaptabilidade. Mas o que é adaptabilidade e como isso pode influenciar sua carreira? Adaptabilidade refere-se à capacidade de se ajustar e prosperar em ambientes em constante mudança.
Em um contexto profissional, isso se traduz em resiliência diante de adversidades. Profissionais adaptáveis veem desafios como oportunidades de aprendizado, tornando-os mais resilientes e preparados para enfrentar obstáculos. Essa mudança de olhar contribui para ambientes mais criativos e inovadores, pois a curiosidade abre espaço para novas formas de fazer o mesmo de um jeito diferente.
A adaptabilidade está intimamente ligada à mentalidade de aprendizado contínuo. Por isso, estar aberto a novas experiências é estar aberto a novas oportunidades de carreira.
Além disso, pessoas adaptáveis possuem facilidade de construir relações, pois o julgamento dá espaço para a curiosidade e para empatia, construindo ambientes mais produtivos, pois são saberes que se complementam.
Em resumo, não se trata apenas de habilidade, mas de mentalidade para sobreviver em um ambiente altamente dinâmico. Portanto, substitua o “sempre foi assim” por “como seria se fizéssemos de outro jeito?”.
Considere questionar as próprias certezas, afinal, a única certeza é que a mudança vai acontecer, quer você queira, quer não. Então, é melhor que esta habilidade esteja desenvolvida.