As estruturas sociais alteram as estruturas organizacionais, e as organizações moldam a sociedade. Isso tem sido assim desde a primeira Revolução Industrial. Portanto, já prevíamos que, a partir de 2023, os líderes teriam um novo desafio, além dos inúmeros já listados para quem ocupa o cargo.
Atualmente, muitos se perguntam como liderar equipes compostas por diferentes gerações, já que cada geração possui características, valores e motivações distintas, exigindo abordagens específicas para um engajamento eficaz.
A proposta é perceber o que cada geração traz de distinto e o que move o ser humano de maneira coletiva. A partir dessa percepção, podemos pensar em ações mais assertivas.
De modo simplificado, a divisão seria a seguinte:
Nascidos entre 1946 e 1964 os Baby Boomers valorizam comunicações formais e estabilidade. Prezam por empresas que fornecem planos de carreira e gostam de líderes que oferecem feedback construtivo e orientação, pois entendem que isso faz parte do processo de formação e sucessão.
A Geração X, formada pelos nascidos entre 1965 e 1980, buscam a valorização profissional e apreciam autonomia. Esperam que os líderes sejam práticos e ofereçam diretrizes claras e liberdade para executar.
Os Millennials que chegaram entre 1981 e 1996, desejam identificar o propósito no trabalho, desenvolvimento contínuo e feedback frequente. Preferem líderes inspiradores, transparentes e acessíveis, que possam orientar e motivar constantemente.
Já a Geração Z, composta pelos nascidos após 1997, cresceram em meio a mudanças e, por isso, buscam inovação e autenticidade. Preferem líderes que utilizem tecnologia para facilitar a comunicação e a capacitação e que promovam um ambiente inclusivo e colaborativo.
Alguns ajustes são necessários para liderar cada geração, mas existem questões que são comuns a todas: Precisamos de líderes que sejam inspiradores, já que o engajamento está profundamente ligado a resultados e a um melhor clima organizacional. Que se dediquem a implementar políticas de trabalho flexíveis para acomodar as necessidades diversas, como horários flexíveis para a Geração X e opções de trabalho remoto para Millennials e Geração Z.
Implementando essas estratégias, os líderes podem não apenas gerenciar, mas realmente motivar equipes multigeracionais, aproveitando a diversidade de perspectivas para alcançar resultados extraordinários.