No ambiente organizacional, temos a tendência de acreditar que, ao entregar algo combinado, não fazemos “mais que a obrigação”.
A afirmação por si só já seria prejudicial, imagine quando falamos de metas? Essas são entregas ainda mais complexas, que demandam maior empenho.
> Siga o Folha Vitória no LinkedIn para ficar por dentro de outras oportunidades de emprego!
Se ainda não celebra, repense, pois a prática pode impulsionar o moral da equipe, aumentar o engajamento individual, bem-estar e produtividade.
E antes que considere uma nova modinha, saiba que Maslow, ao abordar a hierarquia das necessidades, e Deci e Ryan, com a Teoria da Autodeterminação, corroboram a importância das celebrações e do reconhecimento. Ou seja, são mais de 80 anos de estudos.
Mas, dentre tantas práticas, o que de fato é aplicável e funcional?
Primeiro, deixe claro o que de fato é meta, que é diferente de responsabilidades e tarefas. Metas são desafios pontuais, com começo, meio e fim.
LEIA TAMBÉM: Como construir super times?
Podem ser implantações de processos, desenho de projetos, alcance de metas financeiras, dentre outras…
Agora que está claro para você, deixe claro para o time. Afinal, alinhamento é o passo chave para celebração de metas.
Neste momento, explique a importância para a empresa, como isso impacta positivamente a todos e os ganhos para a carreira de cada um dos envolvidos.
Comunicação de forma objetiva
Comunique de forma clara os critérios para que seja considerada uma meta alcançada. Caso contrário, o efeito pode ser negativo e desmotivar o time.
Defina uma celebração. Muitos deixam de celebrar por acreditar que o ganho deve ser sempre financeiro, mas, como costumo dizer: existe o possível, o desejável e o extraordinário.
Se nesse momento o orçamento está limitado, a celebração não precisa ser financeira. Pode ser um momento de reunir o time, parabenizar a todos e aproveitar para refletir sobre os valores e as lições aprendidas.
Se possível, providencie um café da manhã ou happy hour, pois a sensação de prazer ao comer gera ancoragens positivas!
Tem um dinheirinho? Faça uma celebração maior, entregue brindes personalizados. Celebre e crie neles a expectativa de superação da próxima meta.
Premiação para os envolvidos
O orçamento está confortável? Avalie uma bonificação para os envolvidos. Mas, neste caso, a etapa de alinhamento de expectativas, critérios de aceitação e registros são essenciais para que isso não vire um problema.
Além das grandes metas, reconheça as conquistas do dia a dia. Celebre as pequenas vitórias que aumentam a autoestima profissional e a confiança do time.
Envie e-mails de agradecimento ou faça menções especiais em reuniões semanais.
Entenda as preferências individuais de sua equipe e personalize as celebrações. Afinal, alguns preferem reconhecimento público, enquanto outros podem valorizar mais um agradecimento pessoal e discreto.
Reforçe a cultura de sucesso
Celebrar metas não é apenas uma questão de reconhecimento, mas uma oportunidade de reforçar a cultura de sucesso e a coesão dentro da equipe.
Ao reconhecer as conquistas, mostramos que valorizamos o esforço e a dedicação de cada membro.
Isso não apenas motiva a equipe a continuar se esforçando, mas também cria um ambiente onde todos se sentem apreciados e parte de algo maior.
Lembrem-se: um time que celebra junto, cresce junto.