Trabalho

Inscrições abertas para mais de 11 mil vagas em cursos de graça no ES

As oportunidades são para moradores de 50 municípios capixabas. Das vagas, 1.030 são exclusivas para as mulheres

Foto: Reprodução
Curso de fotografia é uma das opções ofertadas

Já estão abertas as inscrições para 11.040 vagas em cursos presenciais de qualificação profissional. As oportunidades são destinadas a moradores de 50 municípios capixabas. Das vagas, 1.030 são exclusivas para as mulheres.

As oportunidades são ofertadas pelo Programa Qualificar ES, ofertado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides)

As inscrições seguem até o dia 25 de agosto e podem ser realizada por meio deste link. É necessário ler as orientações contidas nos editais e preencher corretamente o formulário de cadastro e de inscrição online. Em ambos os editais, são permitidas duas inscrições por CPF, em dois cursos distintos e em turnos diferentes.

Veja o edital com 10.010 vagas destinadas ao público geral

Veja o edital com 1.030 vagas exclusivas para mulheres

Para concorrer a uma das vagas destinadas ao público geral, é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula, além de residir no bairro e no município onde o curso será realizado saber ler e escrever.

Para os cursos da área de saúde, a idade mínima é de 18 anos. Quem vai concorrer às vagas destinadas às mulheres também deve preencher os requisitos acima.

A classificação é realizada de acordo com a ordem de inscrição, bairro prioritário e em ordem decrescente, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso e turno.

As vagas não preenchidas pelos classificados do bairro prioritário citado no edital poderão ser preenchidas por candidatos dos bairros do entorno. Os demais candidatos serão considerados suplentes, desde que não tenham sido eliminados.

Os dias, horários e locais de realização das aulas, além das cargas horárias, variam de acordo com cada curso, devendo, portanto, serem consultados no edital de interesse. As relações de candidatos classificados e suplentes serão divulgadas neste site no dia 14 de setembro.

No encerramento das atividades, as pessoas que concluírem cursos práticos dos eixos de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas recebem ainda um kit empreendedor com produtos para subsidiar a abertura de novos negócios pelos alunos na área de formação, visando a fomentar o empreendedorismo.

Pontos moeda