Trabalho

Abertas 10 mil vagas para cursos online gratuitos no Espírito Santo

São vagas para os moradores dos bairros incluídos no Programa Estado Presente em Defesa da Vida

Foto: governo do ES

O Programa Qualificar ES abriu, nesta terça-feira (22), 10 mil vagas para cursos profissionalizantes. São 10 opções de formação destinadas aos moradores de 100 bairros dos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Serra, Vila Velha, Linhares, Vitória, São Mateus e Guarapari. A oferta é exclusiva para os moradores dos bairros contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O programa agora conta com a modalidade on-line. A mudança aconteceu em virtude da pandemia do novo coronavírus, visto que antes os cursos eram oferecidos de forma presencial.

Segundo a secretária de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Cristina Engel, explica que as ações do programa atuam em prol da redução da vulnerabilidade social. “O Estado Presente tem esse nome porque é um programa que procura estar onde o Estado precisa estar prioritariamente. Existem bairros selecionados em que foi identificada uma maior necessidade da presença do Estado devido ao alto índice de vulnerabilidade social. A partir disso foram desenvolvidas várias ações conjuntas que envolvem diversos órgãos do Governo estadual”. afirmou.

A secretária reitera a importância dessas ações não só para o setor educacional. “São também ações ligadas às áreas de segurança pública, assistência social, empreendedorismo, entre outras. A nossa parte é de oferecer cursos gratuitos de qualificação que sejam adequados para a realidade dos residentes desses bairros”, disse.

Engel explicou que a Secretaria trabalha para fornecer cursos que vão de acordo com a realidade do público-alvo e que possam ser de fatocolocados em prática, seja com empreendedorismo ou com a inserção no mercado de trabalho. 

“São cursos que podem aprimorar ofícios ou talentos que as pessoas já tenham ou que possibilite aprender algo novo. A ideia é de oferecer cursos que sejam o mais atraente possível, que sejam factíveis de serem feitos on-line e que atendam aos anseios da população. Lembrando que o cidadão que não reside em um dos bairros selecionados pode se inscrever na segunda etapa da oferta, que vai abrir mais 26 mil vagas”, informou.

As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de outubro no site do programa. No site também está disponível o edital da oferta, onde o candidato terá acesso à lista com os bairros contemplados pelas ações.

O resultado da seleção será divulgado no mesmo site no dia 13 de outubro. As aulas terão início no dia 20 do mesmo mês. A seleção será realizada pela ordem de inscrição e dentre os requisitos para a realização do curso estão:  ser morador dos bairros contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida; ter mais de 16 anos; e ter acesso à internet.

As aulas do programa acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, podendo ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores. Os alunos aprovados no curso recebem certificação.

Pontos moeda