Trabalho

Com 1 milhão de vagas preenchidas, trabalho temporário é considerado o 'novo normal'

O número apresenta um crescimento de 47% se comparado com o mesmo período no ano passado

Foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus trouxe transformações para o mercado de trabalho. Uma delas foi o crescimento das vagas temporárias no mercado de trabalho. De acordo com dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), aproximadamente 1 milhão de vagas foram preenchidas nos primeiros seis meses de 2020. O número apresenta um crescimento de 47% se compararmos com o mesmo período no ano passado.

Para o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Fausto Augusto Júnior, o trabalho temporário reflete a necessidade extraordinária e provisória gerada pela pandemia, ao mesmo tempo em que há um claro sinal de que as mudanças nas estruturas de trabalho estão chegando para ficar.

Para a coordenadora de recrutamento e seleção Eliane Catalano, é o "novo normal" do mercado de trabalho. “Basta imaginarmos o quão difícil foi para muitas empresas demitirem seus funcionários quando começou esta pandemia. Agora, com a retomada progressiva das atividades, é preciso contratar novamente, mas em um cenário de incertezas, o temporário é a melhor opção”, explica. 

De acordo com a especialista de recrutamento, a rapidez na mobilização e também na desmobilização da mão de obra é outro atrativo que está fazendo do temporário uma solução atraente e mais segura. “As empresas, não querem passar pelo desgastante processo de desligamento de funcionários novamente, e, como ainda tem dúvidas quanto à contratação de mão de obra efetiva, o temporário ganhou ainda mais espaço”, completa. 

Mercado de trabalho

O trabalhador temporário, pode ser contratado por intermédio de uma empresa de consultoria de RH. O contrato tem duração de até 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 90.

Somando-se ao ciclo sazonal de contratações temporárias de final de ano, e o incremento de contratações da indústria por meio de incertezas do futuro, transformam o trabalho temporário no novo normal do emprego.

Pontos moeda