Esportes

Capixaba André Stein garante vaga nas Olimpíadas de `Paris/2024 no vôlei de praia

Dupla do capixaba André Stein com o paraibano George garantiu, nesta quarta-feira (1º), a classificação para as Olimpíadas de Paris/2024

Redação Folha Vitória
Foto: FIVB
O paraibano George e o capixaba André Stein são a primeira dupla masculina garantida em Paris

André e George vão disputar os Jogos Olímpicos pela primeira vez na carreira. A primeira vaga do vôlei de praia masculino para Paris-2024 foi confirmada nesta quarta-feira (1º), com a desistência de Pedro Solberg e Guto da disputa do Elite 16 de Brasília.

O Brasil tem direito a duas duplas de cada gênero nos Jogos Olímpicos. André e George lideram a "corrida olímpica", seguidos por Evandro e Arthur Lanci. Pedro Solberg e Guto são a terceira dupla no ranking olímpico. Porém, com a desistência deles em participar da etapa de Brasília, André e George não podem mais ser alcançados, garantido a vaga com antecipação.

O capixaba André, de 29 anos, campeão mundial em 2017 e campeão do Pan de Santiago em 2023, e o paraibano George, de 27, formam uma das duplas mais longevas da modalidade atualmente. Parceiros desde 2019, eles acreditam que o tempo jogando juntos pode ser importante na disputa em Paris.

"O nosso conjunto pode ser um grande diferencial. Estamos há quase cinco anos de dupla e nos conhecemos bastante. A gente sabe o que pode fazer para ajudar o outro. Acho que isso vai fazer toda diferença nos momentos mais difíceis. A Olimpíada tem uma pressão a mais, é um torneio diferente e isso vai ajudar bastante nessa hora", afirmou André.

Sexto capixaba olímpico no vôlei de praia

Cria do projeto Vôlei Vida, de Vila Velha, André Stein entra para a lista de capixabas que defenderam o Brasil em Olimpíadas no vôlei de praia, junto com Loiola, Fábio Luiz, Alison, Bruno Schmidt — brasiliense radicado no Estado — e Larissa.

"Acho que um time que faz um pouco mais nossa cara é Alison/Bruno. Me vejo mais no estilo de Bruno como jogador. Mas, claro, tem vários outros jogadores também. Tive a oportunidade de jogar ao lado de muitos e acho que é pegar um pouco de cada. Pegar a inspiração de vários atletas é sempre muito importante, cada um deles tem algo para adicionar", finalizou.

A segunda vaga continua em disputa, entre Evandro e Arthur Lanci, que treinam no Espírito Santo e têm boa vantagem na classificação, e Pedro Solberg e Guto.

No feminino, a classificação das duas duplas já está definida e o Brasil terá Duda/Ana Patrícia e Bárbara Seixas/Carol Solberg.

Cinco capixabas com passaporte carimbado

Com a confirmação da vaga olímpica de André Stein, o Espírito Santo tem agora cinco atletas com passaporte carimbado para Paris/2024.

As ginastas Déborah Medrado e Sofia Madeira, ambas da seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica, foram as primeiras a garantir a vaga olímpica. Além delas, também estarão nos Jogos a jogadora de beach handball Patricia Scherpa e o lutador Pedro Alves, da seleção brasileira de taekwondo na equipe mista. Os dois últimos foram convocados para fazer demonstrações de suas modalidades.

Pontos moeda